26.5 C
Tamboré
terça-feira, 23 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Campanha “Junho Vermelho” quer estimular doação de sangue

Publicidade • Anuncie Aqui

O movimento “Eu Dou Sangue” iniciou neste mês as ações da campanha “Junho Vermelho” em todo o país. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da doação, uma vez que neste período os estoques costumam diminuir devido à aproximação do inverno.
No Estado de São Paulo, o hemocentro responsável pela coleta é a Pró-Sangue, que possui uma unidade instalada dentro do Hospital Municipal de Barueri (HMB).
Segundo o médico Cássio Marcos de Carvalho Giannini, da Pró-Sangue, todos os anos o órgão contabiliza uma queda no número de doadores, principalmente no mês de junho, devido às baixas temperaturas.

Neste ano, a greve dos caminhoneiros, iniciada no dia 21 de maio, foi uma situação que ocasionou a diminuição dos estoques antes do previsto. “Estamos preocupados também por conta da Copa do Mundo, que deve prender a atenção das pessoas, fazendo com que diminua o volume das doações. As férias escolares é uma outra situação que contribui para a queda de doadores”, explica.
O médico informa que todos os tipos sanguíneos são importantes, porém os fatores Rh negativo e os tipos “zero” (O- e O+) são os que mais sofrem defasagem. “A doação é, nesse sentido, fundamental, pois sangue não é algo que se compra ou se fabrica”, alerta.

Para doar
Os interessados em fazer a doação devem atender aos seguintes requisitos: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos; pesar no mínimo 50kg; estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas); estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação); e apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
O posto da Pró-Sangue em Barueri fica localizado na Rua Ângela Mirella, 354 – Jardim Barueri.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-facebook

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também