Campanha de vacinação contra a raiva começa na próxima quarta-feira (1/8)

Luana shiguemoto, da Clínica Veterinária e Pet Shop Vidanimal, diz que vacina é fundamental Foto: Michela Brígida/Jornal de Barueri
Donos de cães e gatos poderão imunizar seus pets, de forma gratuita, contra a raiva em Barueri. A campanha de vacinação antirrábica, promovida pela administração municipal, começa na quarta-feira (1/8) e se estende até o final mês.
As doses serão aplicadas pelas equipes de saúde do município, por meio do Departamento Técnico de Controle de Zoonoses (DTCZ), que estarão espalhadas por 17 pontos de vacinação. Dentre eles, o Cartório Municipal (R. Itaqui, nº 267, Jardim Berval), no dia 1/8; o Ginásio de Esportes Jd. Tupanci (Rua Marte, esq. Com Rua Dempachi Nakayama), em 3/8; no Maternal Eliane Castanon Pereira (Rua Brasilândia, nº 96, Chácara Marco) no dia 6/8. O atendimento acontecerá das 9h às 16h, por ordem de chegada. A íntegra da programação pode ser conferida no Portal de Barueri.
Recomenda-se a aplicação da vacina em gatos e cachorros a partir dos três meses de idade. Animais que estiverem sendo vacinados pela primeira vez, sejam filhotes ou adultos, precisam ainda de um reforço após um mês de ter tomado a vacina. Para isso, basta procurar o DTCZ (Avenida Anhanguera, 200, no Centro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
Doença
A raiva é uma doença que afeta o sistema nervoso de mamíferos, inclusive o homem, sendo adquirida após receber uma mordida, arranhão ou uma lambida de um animal infectado. O último caso da patologia registrado em Barueri aconteceu há 17 anos, em 2001.
Segundo a coordenadora chefe da Vigilância em Saúde do município, Rosana Ambrogini, é preciso tomar precauções em caso de agressão por um animal infectado. “Lave o local afetado com água e sabão e procure imediatamente orientação médica. Não mate o animal agressor, nem permita que ele desapareça, mantenha-o isolado, em observação durante 10 dias, desta maneira saberemos se o animal estava infectado com o vírus”, disse.
A veterinária Luana Shiguemoto, da Clínica Veterinária e Pet Shop Vidanimal, diz que a raiva pode levar o animal à morte. “A vacina antirrábica é o único meio de proteção contra essa doença”, afirma.