17.4 C
Tamboré
sábado, 20 abril 2024
Home Saúde Barueri segue vacinação contra a gripe, após baixa adesão de crianças e gestantes

Barueri segue vacinação contra a gripe, após baixa adesão de crianças e gestantes

0
Barueri segue vacinação contra a gripe, após baixa adesão de crianças e gestantes
Campanha atingiu apenas 62,9% das crianças, que fazem parte do grupo de risco (Foto: Tom Vieira Freitas)

12O período de vacinação contra a gripe será estendido em Barueri para crianças e gestantes. Além disso, a Secretaria de Estado da Saúde ampliou, na sexta-feira (22), a vacinação contra a gripe em SP, para pessoas com idade de 50 a 59 anos e crianças de 5 a 9 anos, a depender da disponibilidade de doses. A vacinação ocorrerá a partir de segunda-feira (25).
A finalidade é que os grupos prioritários continuem se vacinando, ampliando a proteção da população contra a doença.

A Prefeitura de Barueri confirmou à reportagem do JB o óbito de um munícipe que contraiu o vírus Influenza. Segundo a Vigilância em Saúde Municipal, mais de 44.466 pessoas foram imunizadas na cidade, o que corresponde a 84,65% do público-alvo da ação. Porém, foi registrado baixos índices na cobertura de crianças de 6 meses a menores de 5 anos e gestantes, que ficaram contemplados em apenas 62,9% e 50,54%, respectivamente.

Para tentar atingir esses munícipes que ainda não se vacinaram, a Coordenadora Chefe de Vigilância em Saúde da cidade, a médica Rosana Perri Andrade, informou que o município está pedindo à Coordenadoria de Atenção Básica à Saúde (CABS) para convocar crianças e gestantes para fortalecer a importância da vacinação. “No fundo, estamos melhor do que muitas coberturas no Estado de São Paulo, mas precisamos melhorar um pouco mais aqui”, disse.

Notificações
A vacina aplicada tem dose trivalente, que protege contra três vírus da influenza (H1N1, H3N2 e a cepa tipo B) e está disponível nas 16 Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município. Ainda de acordo com a administração da cidade, além da constatação de uma morte, foram confirmados três casos de pessoas infectadas com o Influenza e, há ainda, outra situação sob investigação.