16.9 C
Tamboré
sexta-feira, 19 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Barueri planeja “Dia D” de vacinação contra o sarampo

Publicidade • Anuncie Aqui

Sem conseguir controlar a transmissão do sarampo e apresentando baixa cobertura vacinal, o Brasil corre o risco de perder o certificado de erradicação da doença. Atualmente, três Estados estão com surto: Amazonas, Roraima e, mais recentemente, o Pará. Ciente do avanço da doença, Barueri está planejando uma intensificação na campanha de vacinação nos próximos meses.

Segundo a Prefeitura, está previsto para o mês de março e abril dois dias “D” de vacinação em Unidades Básicas de Saúde (UBS), escolas, empresas e faculdades, por meio de postos volantes. As datas e horários, porém, ainda irão ser confirmados pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE). O público-alvo da ação serão pessoas entre 15 e 29 anos.

Ainda segundo a gestão, na última campanha de vacinação contra a doença, foram imunizadas 17.905 crianças entre 1 a 4 anos, obtendo uma cobertura de 112,17%. Santana de Parnaíba não tem ações previstas e aguarda orientação do Estado.

Transmissão

De acordo com o Ministério da Saúde, o sarampo é uma doença grave, transmitida por vírus, e extremamente contagiosa. A transmissão ocorre pela fala, tosse e espirro.

As complicações infecciosas provocadas pela doença são especialmente perigosas em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em 2016, o Brasil recebeu da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) o certificado de eliminação do vírus.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-publicidade-legal

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também