20.5 C
Tamboré
terça-feira, 23 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Barueri é 1ª cidade da Rota dos Bandeirantes a oferecer novo método de prevenção ao HIV

Publicidade • Anuncie Aqui

Desde a quarta-feira (13), a prefeitura passou a ofertar o comprimido Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEp HIV)

A Prefeitura de Barueri passou a oferecer, desde a quarta-feira (13), o comprimido Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEp HIV), novo método de prevenção à infecção pelo HIV. A alternativa é disponibilizada a pessoas com maiores chances de contrair a doença, como homossexuais trabalhadores do sexo e usuários de drogas, mas não substitui o preservativo. Barueri é a primeira cidade da Rota dos Bandeirantes com o medicamento.

Segundo informações divulgadas pela prefeitura, o comprimido deve ser tomado diariamente e, se administrado antes do contato com o vírus e obedecendo outras determinações, ele impede que o causador da Aids infecte o organismo. “Ele previne a ação do vírus HIV no organismo, mas é só para o vírus HIV, não previne contra outras ISTs”, destacou Reinildo Souza, coordenador do Programa IST/Aids de Barueri.

Ainda de acordo com a gestão, para ter acesso ao medicamento, a pessoa precisa procurar o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), na Avenida Anápolis, 398. Por lá, será verificado se o paciente preenche os requisitos para tal.

“Este protocolo tem uma importância muito grande no sentido de que quanto mais as pessoas se protegerem, menos infecções vão ocorrer”, disse Souza. Barueri conta hoje com 1.519 pacientes em tratamento contínuo.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-google-noticias

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também