Barueri convoca adolescentes para se vacinar contra o HPV

Meta é imunizar 11 mil meninos e 11 mil meninas da cidade (Renan Viana / ASCOM – UEPA/ Fotos Públicas)

A Prefeitura de Barueri está convocando os adolescentes de toda a cidade para se vacinar contra o HPV. A campanha faz parte do calendário nacional de vacinação do Ministério da Saúde e é voltado para ambos os sexos.

A vacina protege contra o Papilomavírus Humanos, uma doença sexualmente transmissível, que infecta a pele mucosa da boca ou das áreas genital e anal, provocando verrugas e diferentes tipos de cânceres em homens e mulheres (colo do útero, anal, pênis, vagina, orofaringe). Segundo o ministério da saúde, cerca de 30% dos tumores provocados por vírus no mundo são causados pelo HPV.

De acordo com a pediatra, Renata Scatena, diretora da Casa Crescer, clínica especializada em imunização, na maioria das vezes, os sintomas do HPV podem, simplesmente, não aparecer ou só surgir meses ou anos após a infecção e isso torna difícil saber quando ocorreu a contaminação.

A prevenção das doenças causadas pelo HPV depende essencialmente da vacinação e da realização periódica de exames preventivos. “O uso do preservativo ajuda, mas não é 100% eficaz. A vacinação é recomendada para homens e mulheres a partir dos 9 anos de idade, fase em que a resposta às vacinas é muito mais alta e quando ainda não houve contato com o vírus. Mas as pessoas mais velhas e/ou que já foram infectadas também se beneficiam, uma vez que as vacinas contêm mais de um tipo de HPV em sua formulação”, explica a pediatra.

Público-alvo
Em Barueri, a meta é vacinar cerca de 11 mil meninos e 11 mil meninas. O público-alvo são crianças e adolescentes, entre 9 e 14 anos, pessoas convivendo com HIV/AIDS, de 9 a 26 anos e indivíduos com transplante de órgão sólido, transplante de medula óssea e pacientes oncológicos.

As doses estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s). De acordo com a administração da cidade, a Prefeitura está avaliando uma parceria com a Educação Municipal para levar as ações de vacinação às escolas da rede.