Após óbito, Barueri adota nova estratégia contra Febre Amarela

Seis Ubs´s aplicarão vacinas apenas com agendamento Foto: Lourivaldo Fio/Secom Barueri

A partir de segunda-feira (12), a Secretaria de Saúde coloca em prática um novo esquema de vacinação contra febre amarela nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’S). Entre as 16 unidades do município, dez seguirão vacinando normalmente, com demanda livre, enquanto outras seis e o Serviço de Atendimento Especializado (SAE) aplicarão as doses apenas com agendamento prévio.

O anúncio foi feito na mesma semana em que a gestão confirmou à reportagem a morte de um munícipe do Parque dos Camargos, após ter contraído a doença em Ibiúna. Porém, a administração disse que mudança no plano de vacinação acontece devido à diminuição da procura pelas doses, o que tem causado grande desperdício imunológico, segundo o diretor técnico da Vigilância em Saúde, Rafael Adão Buozo.

“Com a baixa procura durante a semana, muitas doses acabam sendo desperdiçadas, já que cada frasco dá em média para 40 doses fracionadas e uma vez aberta a embalagem, o conteúdo necessita ser utilizado no máximo em seis horas com temperatura monitorada”, explica. A imunização continua acontecendo em todas as UBS. Quem optar pelo não agendamento, pode se dirigir às unidades abertas à livre demanda. Até o momento, foram aplicadas mais de 213 mil vacinas. A meta é imunizar toda a cidade, estimada em 270 mil doses. Os três casos que estavam sob suspeita da doença não foram confirmados. No próximo sábado (17), das 8h às 16h, a Saúde fará mutirão de vacinação nas 10 UBS que não exigem agendamento durante a semana.

Locais que terão vacinação por agendamento
• UBS Maria Magdalena Macedo – Jd. Santa Cecília
Rua Vicente Nunes Ribeiro, 294,- Jd. Santa Cecília – Barueri
• UBS José Francisco Caiaba – Aldeia de Barueri
Av. da Aldeia, 230, Aldeia de Barueri – Barueri
• UBS João de Siqueira – Jd. Reginalice
Rua Canal da Mancha, 259, Jd. Reginalice – Barueri
• UBS Pastor José Roberto Rossi – Vila Ceres
Rua Santo Antônio, 21, Jd. Califórnia / Vila Ceres – Barueri
• UBS Drª. Elisabeth Izilda Duleba
Rua Paraíso, 101, Chácara Marco – Barueri
• UBS Raquel Sandrini Ruela – Jd. Maria Helena
Rua Niterói, 49, Jardim Maria Helena / Votupoca
• SAE – Serviço de Atendimento Especializado
Av. Henriqueta Mendes Guerra, 268, Centro – Barueri