28.8 C
Tamboré
terça-feira, 23 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Alta demanda atrasa entrega dos resultados de testes da Covid

Publicidade • Anuncie Aqui

No dia 13 deste mês, Barueri retomou os testes da Covid-19 na população no estacionamento do Ginásio José Corrêa (Av. Guilherme P. Guglielmo, 1.000). Porém
moradores reclamaram do atraso na entrega dos resultados.

Segundo a prefeitura, os exames do tipo RT-PCR, realizados nas tendas estão demorando, em média, 10 dias para serem entregues, mas nos últimos dias “há um atraso maior devido à grande demanda”. De acordo com a gestão, são realizados 500 testes do tipo diariamente.

Após a coleta do material, os mesmos são enviados ao Instituto Adolfo Lutz, que processa a maior parte deles. O resultado deve ser buscado na UBS mais próxima da residência.

Autoteste
Na sexta-feira (28), a Anvisa autorizou o uso de autotestes de Covid-19 no país. Com isso, será possível fazer os testes de antígenos em casa.

A partir da aprovação, agência vai publicar uma resolução com os requisitos necessários para que as empresas interessadas em vender os autotestes em farmácias peçam o registro dos produtos.

Isso quer dizer que os autotestes não devem estar disponíveis de imediato ao público final, pois, para que cheguem às farmácias, cada produto, de cada fabricante ou importador, deve ainda ser aprovado individualmente pela Anvisa, após análise de ampla documentação.

Preços

Todos os diretores mostraram preocupação com o preço do autoteste, destacando que, para serem acessíveis ao maior número possível de pessoas, os preços dos produtos devem ser menores do que os praticados atualmente, tendo em vista que dispensam o fornecimento do serviço de coleta do material biológico.

“Não há competência legal da Anvisa para estabelecer preços máximos. Contudo, entendo que é fundamental que os órgãos de proteção e defesa do consumidor continuem a realizar ações para coibir práticas de mercado que podem ser consideradas abusivas”, disse Rômison Rodrigues Mota.

 

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-google-noticias

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também