25.8 C
Tamboré
quarta-feira, 24 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Políticos da região repudiam declarações machistas de Mamãe Falei, que diz que vai retirar pré-candidatura ao governo

Publicidade • Anuncie Aqui

Mesmo reconhecendo em coletiva de imprensa, na manhã deste sábado (5), que as declarações sobre as mulheres ucranianas “foi um erro, num momento de empolgação”, e  afirmado que vai retirar sua pré-candidatura ao governo de São Paulo pelo Podemos, políticos da região não perdoaram os áudios do deputado estadual Arthur do Val (Podemos), o Mamãe Falei, que invadiram as redes sociais na noite de sexta-feira, 4 (leia mais abaixo).

O parlamentar voltou ao Brasil, após passar três dias na Ucrânia sob a justificativa de que queria ajudar a resistência local contra a invasão russa. Lá, ele teria fabricado coquetéis molotov. “Faço isso (retirar a candidatura) por entender que esse momento delicado da política nacional é necessário preservar o árduo trabalho de todos aqueles que se dedicam no construção de uma terceira via. O projeto não merece que as minhas lamentáveis falas sejam utilizadas para atacá-lo”, afirmou Mamãe eu Falei, em nota.

Mulheres fáceis

No áudio que vazou, Arthur comenta com os colegas, homens, sobre as refugiadas que encontrou na fronteira entre a Eslovênia e a Ucrânia. “Vou te dizer, são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheia de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, mas eu colei em duas ‘minas’, em dois grupos de ‘mina’, e é inacreditável a facilidade”, disse o político.

Repúdio
O prefeito de Itapevi, Igor Soares, do mesmo partido, publicou em suas redes sociais que a divergência com o deputado não é de agora. “Quando foi decidido pela filiação do Arthur do Val – Mamãe Falei, no Podemos, imediatamente, sai da presidência estadual do partido por não concordar com a postura deste parlamentar. Agora, ao ter acesso a possíveis áudios do deputado sobre mulheres ucranianas, tenho convicção que fiz a melhor escolha. Repudio as declarações divulgadas pela imprensa. Lamentável a atitude do parlamentar que nunca teve o meu apoio e agora muito menos”, disse Igor, que finalizou com um pedido de “mais respeito, por favor!”.

No mesmo caminho seguiu o deputado estadual Emidio de Souza (PT), ex-prefeito de Osasco, que afirmou em seu Twitter que “é asqueroso o áudio do deputado Arthur do Val. Estou protolocando uma representação no Conselho de Ética da Alesp por quebra de decoro parlamentar. Essa violência de gênero e misoginia não pode ficar impune”, afirmou o petista.

Podemos e Moro
O pré-candidato a presidente pelo Podemos, Sergio Moro, ressaltou em nota que “lamenta profundamente as graves declarações atribuídas ao deputado estadual Arthur do Val, de teor sexista.

“O tratamento dispensado às mulheres ucranianas refugiadas e às policiais do país é inaceitável em qualquer contexto. As declarações são incompatíveis com qualquer homem público”, afirma o ex-juiz. Ele ressaltou que as afirmações podem ser consideradas criminosas.

“Tenho uma vida pautada pela correção e pelo respeito a todos, tanto no campo público quanto na vida privada. Portanto, jamais comungarei com visões preconceituosas, que podem inclusive ser configuradas como crime”, disse Moro.

A Executiva Nacional do Podemos publicou ainda ontem nota oficial em que reputa “gravíssimas e inaceitáveis as declarações do deputado estadual Arthur do Val, que foram divulgadas na imprensa. Não se resumem ao completo desrespeito à mulher, seja ucraniana ou de qualquer outro País, mas de violações profundas relacionadas a questões humanitárias, em um momento em que esse povo enfrenta os horrores da guerra. O Podemos repudia com veemência as declarações e, com base nelas, instaura de imediato um procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos”.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-newsletter

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também