Pró-Sangue precisa de sangue do tipo O com urgência

0
366
O hemocentro de Barueri fica no andar térreo do Hospital Municipal Francisco Moran (Rua Ângela Mirela, 354). (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Fundação Pró-Sangue, vinculada à Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo, precisa urgentemente de doadores. Atualmente o estoque de sangue dos tipos O+, O-, A- e B- encontra-se em situação de emergência, garantindo o abastecimento dos hospitais por menos de um dia.

De acordo com a fundação, já faz um bom tempo que as reservas operam em condições de escassez. Se o número de doações não aumentar, pode haver risco de desabastecimento, comprometendo o tratamento de pacientes internados ou que dependem regularmente de transfusão.

A queda acentuada dos estoques se deve em parte ao período de férias, quando as pessoas viajam e deixam a doação de sangue em segundo plano. Além disso, temos o surto de Influenza e o aumento dos casos de Covid pela variante Ômicron, que acabam afastando os candidatos das unidades de coleta.

Agendamento

Ainda há muitas vagas em aberto no sistema de agendamento da Pró-Sangue, que pode ser acessado pelo site www.prosangue.sp.gov.br. 

O hemocentro de Barueri fica no andar térreo do Hospital Municipal Francisco Moran (Rua Ângela Mirela, 354).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.