Prefeitura de Barueri diz que não aplicou doses vencidas de vacina

0
1063

Segundo a Coordenadoria de Vigilância em Saúde da cidade, o setor de imunização realiza uma conferência bastante criteriosa antes de enviar qualquer dose às UBSs

A notícia de que pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país, o que compromete sua proteção contra a Covid-19, assustou os moradores de Barueri. Segundo a publicação, a cidade estaria na lista e teria aplicado 15 doses fora do prazo de validade em cinco UBSs da cidade. Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde, que enviou as doses.

Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Barueri disse, nesta sexta-feira (2), que não foram aplicadas doses vencidas da vacina contra o coronavírus na cidade.

De acordo com a Coordenadoria de Vigilância em Saúde do município, responsável por todos os imunobiológicos que chegam à cidade, “nenhuma vacina fora da validade foi enviada a qualquer polo de vacinação”.

Segundo a prefeitura, “o setor de imunização realiza uma conferência bastante criteriosa antes de enviar qualquer dose às unidades de saúde. Além disso, só recentemente nossas UBSs começaram a aplicar vacina contra a Covid; até então, isso estava sendo feito somente nos polos criados especificamente para isso”. O primeiro lote da vacina na cidade foi recebido em 26 /1 e aplicado até 06/2, com vencimento em 14/4. O segundo lote, chegou em 26/2 e foi utilizado até 5/3 com vencimento em 22/6. Já o terceiro lote, foi recebido no dia 10/4 com vencimento em 7/9 (lote que já foi aplicado totalmente).

A Vigilância está aguardando nota técnica do GVE, que será divulgada na próxima segunda-feira (5) para entender a situação. De qualquer forma, já está sendo feita outra checagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.