Furlan volta a ser internado após derrame pleural

Rubens Furlan internado
Prefeito de Barueri voltou a ser internado para retirar o líquido da pleura, membrana que recobre o pulmão (Foto: Secom Barueri)

Uma publicação nas redes sociais de Rubens Furlan, feito por sua esposa, Sônia Furlan, na tarde deste domingo (31), informou que o prefeito de Barueri precisou ser internado no sábado (30), por conta de um derrame pleural. “O líquido foi retirado e a internação previne um AVC, com consequências piores”, explicou a primeira-dama no post em que também pediu orações. “Glória a Deus por não ter tido nenhuma sequela. Pedimos que orem por ele”.

Furlan recebeu alta no dia 20, após ser internado para fazer um cateterismo cardíaco, além da troca de uma válvula da região da aorta e a colocação de uma ponte de safena na região mamária. Ele fazia o processo de recuperação em casa.

Enquanto cuida da saúde, o cargo de prefeito em exercício é ocupado pelo vice-prefeito, Beto Piteri, secretário de Obras.

O que é o derrame pleural
Segundo o portal do Dr. Drauzio Varella, médico oncologista e cientista, o derrame pleural é caracterizado pelo acúmulo excessivo de líquido no espaço entre a pleura visceral e a pleura parietal. A pleura é uma membrana delicada que recobre o pulmão pelo lado de fora (pleura visceral) e a superfície interna da parede torácica (pleura parietal). Entre as duas pleuras, existe uma camada muito fina de líquido, que facilita o deslizamento suave dos pulmões dentro da caixa torácica quando eles se enchem e esvaziam de ar.

A maioria dos derrames pleurais é pequeno e se resolve em pouco tempo, com a absorção do excesso de líquido espontaneamente pelo próprio organismo. Mesmo nesses casos, aponta o site, é preciso encontrar a causa e tratá-la.

Quando o derrame causa sintomas, o tratamento é feito por meio da punção e inserção de um fino cateter entre as costelas inferiores com uso de sedação, para aspirar o excesso de líquido. Em alguns casos, é necessário que um tubo (dreno torácico) seja mantido para que a drenagem seja feita continuamente enquanto exames e outros procedimentos são conduzidos, ressalta o site do Dr. Drauzio Varella.