15.4 C
Tamboré
sexta-feira, 19 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Guarda Ambiental intensifica cuidados na preservação da fauna e flora de Barueri

Publicidade • Anuncie Aqui

A Guarda Ambiental vem trabalhando ativamente na prevenção e proteção da flora municipal, proibindo ações contrárias ao patrimônio ambiental da cidade. Diariamente os agentes de segurança fiscalizam e atendem ocorrências que vão desde desmatamentos até queimas de áreas preservadas. Atualmente Barueri mantém 535,51 hectares de Mata Atlântica, o que representa 8,78% do município.

Mas não é somente pela área verde que a Guarda trabalha. No início do mês de abril a Guarda Ambiental averiguou uma solicitação de poluição hídrica pelo rio Barueri Mirim. No local, os agentes constataram um odor químico proveniente do rio e realizaram uma inspeção em sua extensão até a avenida Professor João Vila Lobo Quero (Jardim Belval).  Após análise de representantes da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) constatou-se que o forte odor químico era proveniente das águas do córrego que vinham do município de Jandira. Em parceria com a Defesa Civil e Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri foram tomadas todas as medidas para que o impacto fosse o menor possível na cidade.

A Guarda Ambiental também atua contra os crimes de maus tratos a animais que, infelizmente, são corriqueiros. No início do ano, em ação conjunta com o Cepad (Centro de Proteção ao Animal Doméstico), a Guarda resgatou um cavalo vítima de maus tratos.  O animal apresentava sinais de abandono e desnutrição. Cães, gatos e galos também são resgatados por agentes ambientais e direcionados ao Cepad para que recebam os devidos cuidados.

E não são apenas os animais domésticos que precisam de socorro e proteção. De janeiro de 2018 até a primeira quinzena de abril deste ano, a Guarda Ambiental realizou o resgate e a captura de quinhentos e dez animais silvestres, entre eles capivaras, saguis, tucanos, araras, serpentes e veado catingueiro. No dia 10 de abril, a Guarda Ambiental resgatou e capturou uma iguana que foi conduzida ao CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres), por se tratar de um animal que não pertence ao nosso bioma.

A Guarda Ambiental fica na sede da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana. O telefone para denúncia de maus tratos animais ou ações contra o meio ambiente podem ser feitas por meio dos telefones: (11) 4199-1400 e 4198-0819.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-facebook

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também