Crimes diminuem em Barueri; homicídio doloso registra maior queda

Confira a comparação do primeiro quadrimestre deste ano, comparado a 2017 (Arte: Jornal de Barueri/ Agência Impacto)

Barueri apresentou resultados positivos em relação à segurança nos primeiros quatro meses deste ano em comparação ao mesmo período de 2017.

O número de homicídios dolosos, quando há intenção de matar, de furtos e roubos em geral e de furtos de veículos apresentou queda, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

Até abril deste ano, foram registrados três assassinatos no município, número 82% menor do que em 2017, quando foram anotadas 17 ocorrências deste tipo.

Ainda de acordo com as estatísticas, houve um decréscimo nos casos de roubos e furtos em geral no primeiro quadrimestre de 2018. Foram registrados neste ano 336 ocorrências de roubo na cidade, uma redução de 15% na comparação com os quatro primeiros meses de 2017, 397 ocorrências. Já nos casos de furto, a baixa foi de 21% no mesmo período listado, passando de 719 casos para 608.

Uma das medidas que pode ter contribuído para a melhoria dos números foi a reativação do sistema de videomonitoramento da Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, feita no ano passado.

De acordo com a Prefeitura, o circuito de vigilância tem acesso às imagens de cerca de 300 câmeras distribuídas pela cidade, que facilitam o acionamento das forças de segurança à inibição das ocorrências.

Roubo de veículos

O único índice que apresentou aumento no primeiro quadrimestre de 2018 é referente ao número de roubos de veículos. Foram anotados 51 casos neste ano, enquanto em 2017 aconteceram 45, um crescimento de 11%.

As estatísticas da SSP também revelam uma queda de quase 7% no número de prisões efetuadas na cidade. No ano passado, 316 pessoas foram detidas, enquanto que em 2018, o número foi de 294.

Produtividade

A produtividade policial em relação à recuperação de veículos nos quatro primeiros meses de 2018 com o mesmo período do ano passado diminuiu. O número passou de 106 para 70 carros recuperados.