Barueri anota queda de 25% no número de roubos e furtos

Prefeitura vai reforçar ainda mais a segurança com sistema de GPS nas viaturas da GCM Foto: Agência Impacto

O município de Barue­ri registrou queda no número de roubos e furtos no geral, total de 25%, se comparado 2016 com o ano passado. No período, as ocorrências caíram de 4.191 para 3.139. Os da­dos foram divulgados pela Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SS­P-SP), na quarta-feira (24).

Os roubos, especifica­mente, tiveram declínio de 20%, um total de 1.155 em 2017, ante 1461 no ano an­terior. Já os furtos reduziram 27%, de 2.730 para 1.984. O roubo de veículos tam­bém apresentou queda, de 45%. Foram 280 casos em 2016 e 153 em 2017.

Para reforçar ainda mais a segurança na cidade, a Prefeitura de Barueri im­plantará um sistema inte­ligente, que vai possibilitaro controle em tempo real das ocorrências por meio de GPS nas viaturas. A fer­ramenta será interligada a Central de Controle da Guarda Civil Municipal, que destinará a viatura e equipes que estiverem mais próximas do local, dimi­nuindo o tempo resposta de atendimento. Segundo a administração, o sistema deve começar a funcionar entre setembro e outubro deste ano.

Roubo de veículos também teve queda

De acordo com a Se­cretária de Segurança e Mobilidade Urbana, Regina Mesquita, os dados revelam que 2017 foi o ano mais seguro em Barueri desde 2011. Sobre as estatísticas, na avaliação dela, servem também como base para análise criminal. “Procura­mos entender o local onde ocorre o encontro entre a vítima e o delinquente, partindo do pressuposto que o criminoso faz um levantamento das oportu­nidades e riscos do local, nós fazemos uma análise inversa, planejando a redu­ção das oportunidades e ampliação dos riscos para a marginalidade”, explicou.