Obra do acesso da Avenida Café do Ponto será entregue em 15 dias

obra Barueri
Via de ligação deve aliviar trânsito do Jardim dos Camargos à Alphaville (Divulgação/Secom Barueri)

Barueri enfrenta um crescimento da frota e, consequentemente aumento do congestionamento, por conta do número de empresas e condomínios residenciais instalados na cidade.

Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o município conta com uma frota de 196,3mil veículos, com base em dezembro de 2021.

Para oferecer maior mobilidade à população, a Prefeitura ressalta que tem investido pesado para ampliar a malha viária.

Uma das obras que promete garantir mais fluidez ao trânsito é a da avenida Mario Sadanori (mais conhecida por avenida Café do Ponto), que liga à ponte Antonio Macedo Arantes. O acesso deve ser entregue em 15 dias, segundo a prefeitura. A construção teve início em outubro de 2020.

A via de ligação é paralela à rodovia Castello Branco, na altura do km 26, e foi planejada pela Secretaria de Obras de Barueri, para facilitar o acesso direto do Jardim dos Camargos (bairro Boa Vista) com a alameda Tocantins, em Alphaville.

A expectativa da gestão é de que a alternativa também irá aliviar o trânsito na Rua da Prata, que já foi reconfigurada na altura da Avenida Sebastião Davino dos Reis.

“Essa obra atende um antigo pedido de motoristas que acessam este trecho. Ela vai trazer muito mais fluidez no trânsito e mobilidade para a região”, reforça o secretário de Obras, Beto Piteri.

Rota alternativa
A nova via de ligação também será uma rota alternativa e de rápida conexão para quem sai de Alphaville e segue sentido à Praça das Artes, outra obra avançada, situada no bairro Boa Vista.

Alargamento da via
O novo trecho de acesso à avenida Mario Sadanori terá 280 metros de extensão e 14 metros de largura para o leito carroçável de mão dupla.

A obra prevê o alargamento da avenida Café do Ponto para que os 680 metros já existentes tenham também os 14 metros de largura.

Demolição
Para viabilizar o projeto foi preciso realizar a demolição de um antigo prédio que estava poluindo visualmente o local. O imóvel seria uma construção particular de um cemitério, projeto que não chegou até o fim.