20.3 C
Tamboré
quinta-feira, 28 março 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Em meio à pandemia, Barueri atrai mais de 2.000 empresas em apenas 5 meses

Publicidade • Anuncie Aqui

Graças a uma série de políticas públicas executadas pela Prefeitura, 6.200 empresas se instalaram no município desde março de 2020

Mesmo em meio à pandemia, Barueri tem se destacado por conseguir atrair grandes empresas: foram 2.011 novas companhias instaladas no município, de janeiro a maio deste ano. O número é 2,7% maior do que o anotado em 2020, no mesmo período, 1.958. A cidade soma 36.683 empresas, sendo 11.840 em Alphaville. Se o período avaliado for maior, desde março de 2020, mais de 6.200 empresas se estabeleceram no município. 

Segundo dados da Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho de Barueri, estima-se que cerca de 2.800 vagas de empregos foram criadas com a vinda dessas empresas. 

O número estimado de vagas é menor comparado ao de empresas porque é preciso considerar que boa parte delas são microempresas, isto é, na maioria dos casos compostas de uma só pessoa. 

Para que a vinda dessas empresas se concretize, a Prefeitura implementou uma série de medidas que dão suporte às empresas e aos trabalhadores contratados. 

Entre elas estão a adoção de alíquota de ISS (Imposto sobre Serviços) de 2%; IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) menor da região, qualificação de mão de obra por meio de ensino técnico ministrado por instituições no município como FIEB (Fundação Instituto de Educação de Barueri), Fatec (Faculdade de Tecnologia), ETEC (Escola Técnica Estadual) e  Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). 

Também fazem parte da qualificação e da recolocação profissional os cursos de capacitação, ministrados pelo Programa Meu Futuro, e a Casa do Trabalhador, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, que tem por função principal a gestão de vagas de empregos por meio de parcerias com instituições, associações, sindicatos, empresas privadas e setor público. 

Supermercado São Vicente 

Entre essas novas empresas, está uma unidade da rede de Supermercados São Vicente, A loja em Barueri, com 15 mil metros quadrados de área construída, localizada na Vila Boa Vista, gerou 200 empregos diretos e deve começar a funcionar em julho. 

“Tivemos todo o apoio desde a aprovação do projeto, início e execução das obras. A Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho está sendo fundamental neste período de contratações, nos dando todo o suporte, cedendo parte da sua equipe para apoio da nossa área de Recursos Humanos”, destaca o diretor-presidente da rede de Supermercados São Vicente, Marcos Alexandre Cavicchiolli.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-newsletter

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também