22.4 C
Tamboré
domingo, 28 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Barueri recebe prêmio ecológico por excelência na conservação da vida silvestre

Publicidade • Anuncie Aqui

Mais uma vez, o trabalho do Cetas de Barueri (Centro de Triagem de Animais Silvestres) é reconhecido e premiado. O serviço, oferecido pela Prefeitura e vinculado à Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), foi um dos vencedores do 29º Prêmio Expressão de Ecologia na categoria Conservação da Vida Silvestre. A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá em Florianópolis (SC) na sexta-feira (4), e Barueri está entre os 26 agraciados nesta edição, competindo com um total de 161 projetos inscritos.

O projeto inscrito pelo Cetas Barueri intitula-se “O processo de construção de uma política pública de conservação da fauna silvestre”, detalhando a história do serviço e o papel essencial que desempenha na preservação ambiental.

O secretário da Sema, Marco Antônio de Oliveira (Bidu), destacou que Barueri tem se esforçado cada vez mais para garantir o devido respeito aos animais silvestres e domésticos. Ele ressaltou a importância deste prêmio, que reconhece mais uma vez o trabalho exemplar da cidade em relação aos animais. “O sucesso anterior do trabalho realizado pelo Cepad (Centro de Proteção ao Animal Doméstico) já havia sido premiado, e a atual honraria para o Cetas apenas reforça o compromisso de continuar nesse caminho e não medir esforços para proteger e preservar a fauna local”, avaliou.

Políticas permanentes de resgate e manejo

Criado em 2011, o Cetas Barueri nasceu da necessidade de implementar políticas permanentes de resgate, manejo e difusão de informações sobre a proteção e conservação da fauna silvestre na região da Rota dos Bandeirantes. Seu objetivo principal é receber, triar, reabilitar e destinar animais silvestres resgatados e apreendidos, além de promover a disseminação do conhecimento, fiscalização, capacitação de corpo técnico e integração com outros órgãos de pesquisa e gestão. O sucesso do projeto se deve, em grande parte, à promulgação das leis nº 1.982/2009 e 403/2018, que destinaram as compensações ambientais para ações de conservação da fauna silvestre, consolidando o centro como uma instituição sólida.

Recursos municipais

O Cetas Barueri, que recebe recursos públicos municipais integralmente, é responsável pela recepção, triagem, tratamento e devolução à natureza ou a centros especializados de animais silvestres, muitas vezes vítimas do tráfico ilegal. Desde sua fundação, em 2011, até julho de 2023, o centro já recebeu e tratou mais de 16 mil animais. Sua excelência o tornou uma referência não apenas na região, mas também em outros estados brasileiros, que já contaram com o suporte e a infraestrutura da equipe especializada que atua nesse serviço.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-instagram

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também