Com lives, oficinas e feiras de adoção, Barueri comemora Semana do Meio Ambiente

Parque Barueri
No domingo (5), terá palestra sobre cultivo de orquídeas no Parque Dom José (Robinson Alvarenga/Secom Barueri)

A Prefeitura de Barueri preparou uma programação especial para comemorar a Semana do Meio ambiente, que vai até 5 de junho. Confira abaixo o calendário completo.

A mais recente medida municipal voltada ao tema foi a assinatura de um termo com a Cetesb para reduzir o Efeito Estufa, que ocorreu no dia 26.

Segundo a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (Sema), que coordena as ações, esses eventos são os principais meios para sensibilizar pessoas, governos, empresas e instituições a buscarem soluções para a preservação da natureza.

O secretário da Sema, Marco Antônio de Oliveira (Bidu), conta que buscou diversas atividades “para que todos possam aprender e aproveitar o que o meio ambiente tem a oferecer. É mais uma chance de aproximar os munícipes da natureza e colaborar com a sustentabilidade local”, disse.

Dia 31/05 – Terça-feira

14h – Live – O universo dos eletroeletrônicos – Logística Reversa e as parcerias para coletores de eletrônicos – No perfil do Instagram @semabarueri. Palestrantes: Geovane Bassan, da Sema, Fábio Rodrigues e Patricia Casemiro, ambos da BrasilReverso.

Dia 01/06 – Quarta-feira

Das 10h às 15h – Adoção de cães e gatos e Oficina Ambiental em Base Móvel – Sodimac Tamboré (Alameda Araguaia, 1801 – Alphaville Industrial).

14h – Live – Horta da Gente – Promovendo inclusão social e produção sustentável de alimentos. No perfil do Instagram @semabarueri. Palestrantes: Ana Maria Silva e Théo Zeron, ambos da Sema; Valéria Fugii, do Fundo Social de Solidariedade, e Reginaldo Lima, da Horta da Gente.

Dia 02/06 – Quinta-feira

Das 10h às 15h – Adoção de cães e gatos e Oficina Ambiental em Base Móvel – Boulevard Central.

14h – Live – Preservação de Nascentes – Parceria entre a Sema Barueri e EMEIEF Eng. Yojiro Takaoka. No perfil do Instagram @semabarueri. Palestrantes: Natalia Costa, bióloga da Sema; Victor Muñoz, coordenador pedagógico; Maria Luiza Lopes, professora de Ciências, e Isadora Balma, estudante.

Dia 03/06 – Sexta-feira

Das 10h às 12h – Oficina Ambiental – EMEIEF Eng. Yojiro Takaoka (somente para comunidade escolar).

15h – Live – Meio Ambiente e Interdisciplinaridade – Contribuições da Defesa Civil de Barueri para uma cultura de preservação e sustentabilidade. No perfil do Instagram @semabarueri. Palestrantes: Edson Oliveira, da Sema; Roberto Lago e Fabiana Queiroz, ambos da Defesa Civil.

Dia 04/06 – Sábado

Das 9h às 11h – Blitz educativa com distribuição de sementes de girassol, no Boulevard Central, na estrada dos Romeiros, próximo ao Monumento à Família, e na Estrada Velha de Itapevi, próximo ao posto policial do Jardim Paulista.

Dia 05/06 – Domingo

Das 10h às 15h – Adoção de cães e gatos e Oficina Ambiental na Base Móvel – Parque Dom José, contando com a presença do Resgate Animal (Rua Ângela Mirella, 500 – Jardim Barueri).

Das 10h às 15h – Doação de mudas – Parque Dom José.

Das 13h30 às 14h30 – Palestra: Cultivo de Orquídeas – Parque Dom José.