22 C
Tamboré
quinta-feira, 25 abril 2024
Home Meio Ambiente Barueri assina acordo com a Cetesb para reduzir Efeito Estufa

Barueri assina acordo com a Cetesb para reduzir Efeito Estufa

0
Barueri assina acordo com a Cetesb para reduzir Efeito Estufa
O Secretário de Meio Ambiente de Barueri, Marco Oliveira (Bidu), assinou o termo representando o prefeito Furlan (Ricardo Santos/Secom Barueri)

A Prefeitura de Barueri assinou, na quinta-feira (26), com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), um Termo de Adesão do Acordo Ambiental São Paulo para reduzir a emissão de gases que causem o Efeito Estufa.

A parceria baseia-se em incentivar empresas, associações e municípios do Estado a assumirem, de forma voluntária, ações focadas com o objetivo de frear o aquecimento global a uma taxa inferior a 1,5ºC. No caso das empresas, em Barueri, nove aderiram ao Acordo.

Assinatura

O secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema), Marco Antônio de Oliveira (Bidu), esteve na sede da Cetesb, representando o prefeito, Rubens Furlan, para a assinatura do Termo.

Bidu reafirmou o compromisso da cidade, “a adesão a este programa é um passo importante para embasar os trabalhos da Sema com relação às mudanças climáticas e para fortalecer diversas ações que a municipalidade já realiza. É o caso da ampliação das ciclovias, a substituição de lâmpadas comuns por lâmpadas de Led na iluminação municipal, a captação de energia solar em novos prédios públicos, entre outras atividades”, destacou.

Renovação

Essa adesão será renovada de forma automática até 2030 para induzir a redução dos Gases de Efeito Estufa (GEE) nos próximos 10 anos.

Também está previsto o reconhecimento dos signatários como membros da comunidade de líderes em mudanças climáticas e de apoio técnico governamental que incentivará a adoção de novas tecnologias, salientando protagonismo de São Paulo na agenda climática.

Grande SP

Dos 645 municípios paulistas, somente 116 fizeram a adesão e apenas 25 realizaram o cadastramento de forma integral.

Dos 39 municípios que fazem parte da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), somente Barueri e Ferraz de Vasconcelos possuem o cadastro completo no Acordo, sendo Barueri o único que compõe o Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste).

O Termo

Para fazer parte desse Acordo, basta baixar o Termo de Adesão, tanto para empresas, quanto para municípios, preenchê-lo e encaminhá-lo para o e-mail [email protected].