Lojas de rua e de shoppings poderão reabrir neste domingo (18) em Barueri

1
741
Rua Campos Sales. Na nova fase, lojas poderão abrir das 11h às 19h (Foto:Renato Augusto/Jornal de Barueri)

Município entrou para a fase de transição do Plano SP. Cerimônias religiosas também estão permitidas com restrições

Nesta sexta-feira (16), o governo de São Paulo anunciou que todo o estado, o que inclui Barueri, passará para uma nova fase do Plano São Paulo: a fase de transição. Esta nova etapa, que fica entre a vermelha e a laranja, permitirá a reabertura de alguns setores e será dividida em dois passos.

Segundo o governo estadual, nesta primeira etapa da retomada da economia, o comércio, o que inclui lojas de rua e de shoppings, poderá abrir já partir de domingo (18), das 11h às 19h. A realização de cerimônias e cultos religiosos com restrições também está permitida.

Já a partir do dia 24, poderão voltar a funcionar restaurantes, lanchonetes, bares com função de restaurante, salões de beleza e barbearias, além de atividades culturais, parques, clubes e academias. O horário de funcionamento será o mesmo citado acima, com exceção das academias, que poderão abrir das 7h às 11h e das 15h às 19h.

Além de seguir todos os protocolos de higiene e de distanciamento social, os estabelecimentos devem funcionar com 25% de sua capacidade nesta fase. O governo manteve ainda o toque de recolher em todo o estado, das 20h às 5h, além da orientação para o teletrabalho para as atividades administrativas não essenciais e escalonamento de horário.

“A fase de transição é necessária para que possamos dar passos seguros adiante sem o risco de retroceder”, apontou Rodrigo Garcia, vice-governador e secretário de governo.

Cenário Covid-19
O governo de São Paulo informou que as medidas mais rígidas de restrição, o avanço na vacinação e a expansão de leitos resultaram em queda de 1,4% ao dia em novas internações e de 0,8% ao dia em UTIs. Nesta sexta-feira (16), a taxa de ocupação de leitos de UTI no estado chegou a 85% e na Grande São Paulo, 83,3%.

Em Barueri, até quinta-feira (15), a cidade anotou um total de 18.623 casos confirmados da Covid-19 e chegou à marca de 700 óbitos pela doença. Há uma semana, ou seja, no dia 8, eram 17.720 e 654, respectivamente.

Assim como no estado, a taxa de ocupação de leitos destinados a pacientes com a Covid-19 também vem caindo. Na quarta-feira (14), dados mais recentes, 72,84% dos leitos de UTI estavam ocupados e 70,89% de enfermaria. No dia 7, o índice estava em 91,36% e 93,63%, respectivamente.

Legenda: Rua Campos Sales. Na nova fase, lojas poderão abrir das 11h às 19h
Renato Augusto/Jornal de Barueri

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.