Hoje é Dia Mundial do Pão, aprenda uma receita com parmesão!

receita pão
A receita rende 15 unidades (Alexandre Mazzo)

Neste domingo (16) é celebrado o Dia Mundial do Pão. Que tal pôr a mão na massa e fazer uma receita com queijo parmesão? Confira abaixo:

Ingredientes
1,1 kg de farinha de trigo
25 gramas de açúcar
10 gramas de sal
15 gramas de fermento biológico fresco
550 ml de água
200 gramas de parmesão em pedaços

Modo de preparo
Divida o parmesão em duas partes. Rale uma metade no ralo mais grosso para a massa, e a outra metade na parte mais fina, para a cobertura. Reserve. Misture todos os ingredientes secos em um bowl. Em outro recipiente, dissolva o fermento na água e, aos poucos, incorpore o líquido aos secos.

Adicione o parmesão ralado grosso na mistura ainda úmida e acrescente o resto dos ingredientes secos. Sove a massa até que fique bem homogênea e faça 15 bolinhas do mesmo tamanho.

Deixe-as descansar de 20 a 30 minutos cobertas com um pano de prato úmido e, em seguida, modele em formato de filão ou redondo. Transfira para assadeiras enfarinhadas e deixe crescer de 30 a 40 minutos ou até que dobre de tamanho.

Pincele levemente os pães com água e salpique o queijo parmesão ralado fino. Por fim, asse em forno pré-aquecido a 180 graus C de 25 a 30 minutos.

Dica: o fermento biológico fresco pode ser substituído pelo seco na proporção de 3 para 1. Assim, como a receita pede 15 gramas de fresco, substitua por 5 gramas do seco.

Padarias

Segundo historiadores, a primeira padaria do mundo foi criada no Egito, na cidade de Gizé, por volta de 3000 a.C. Naquela época, o pão era tão valioso que servia até como moeda de troca, inclusive para pagamento de salário aos trabalhadores.

No Brasil, a primeira delas teria surgido no Rio de Janeiro ou em São Vicente, no litoral paulista, mas os registros não são precisos.