Em Barueri, pandemia rejuvenesceu e passou a atingir pessoas mais jovens

0
655
Prefeitura explicou que essa mudança de perfil das vítimas se deu porque os mais jovens acabam circulando mais. (Foto: Benjamin Sepulvida/Secom Barueri)

Segundo a prefeitura, em junho, a maior quantidade de óbitos ocorridos foi na faixa etária entre 50 e 59 anos

A pandemia da Covid-19 tem rejuvenescido no Brasil e tem afetado pessoas mais jovens. Foi o que destacou o Boletim do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado no fim de junho. De acordo com o estudo, este processo se tornou mais evidente em 2021, possivelmente em decorrência do início da vacinação.  

Em Barueri, é possível observar essa mesma tendência.  De acordo com informações disponibilizadas pela prefeitura, até terça-feira (29), a maior  quantidade de óbitos ocorridos em junho foi na faixa etária entre 50 e 59 anos, em que foram anotadas 31 mortes.  

Já em maio, a gestão informou que o maior número de óbitos em decorrência da doença na cidade foi de pessoas entre 60 e 69 anos, chegando a 28.  

“A maior parte dos casos que evoluíam a óbito no início da pandemia eram de idosos com mais de 70 anos”, apontou.  À reportagem, a prefeitura explicou que credita essa mudança de perfil das vítimas fatais, pois os mais jovens acabam circulando mais por serem economicamente ativos.

 “Muitas vezes esses jovens desrespeitam o distanciamento social e a maioria ainda não recebeu a vacina”, destacou.  

Internações 

Barueri também anotou uma mudança na faixa etária das pessoas hospitalizadas em decorrência da Covid-19. De acordo com a prefeitura, segundo dados levantados na terça-feira (29/6), a maior quantidade de internações em junho estava concentrada na faixa etária entre 30 a 49 anos.  

“Já no início da pandemia, a maioria das internações ocorriam entre as pessoas de 40 a 59 anos”, disse. 

Até esta quarta-feira (30/6), o município tinha 82,28% dos leitos de UTI ocupados e 35,67% de enfermaria. 

Covid-19 

Na segunda-feira (28), dados mais recentes divulgados pela gestão, Barueri tinha um total de 25.853 casos confirmados da Covid-19 e 976 óbitos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.