30.8 C
Tamboré
domingo, 28 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Aberta a temporada para inscrições da Olimpíada Brasileira de Robótica 2023

Publicidade • Anuncie Aqui

Está aberta a temporada para a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2023, uma jornada científica que tem como objetivo incentivar o estudo da robótica e estimular os jovens às carreiras tecnológicas.

Podem participar estudantes de escola pública ou privada do ensino fundamental, médio ou técnico de todo o país.

As inscrições, que são gratuitas, devem ser realizadas por um professor/tutor de uma instituição de ensino. Em 2022, mais de 160 mil estudantes participaram da OBR.

Os estudantes podem participar em duas modalidades: prática e teórica, onde os desafios procuram adequar-se tanto ao público que nunca estudou robótica quanto ao público de escolas que já têm contato com a robótica educacional.

Modalidade Teórica é composta por uma prova escrita que pode ser aplicada na escola do participante no formato presencial ou remoto. Os estudantes concorrem a uma medalha de acordo com o seu desempenho; e alunos do Ensino Médio podem utilizar sua nota para buscar às vagas Olímpicas, processo onde o candidato consegue ingressar em uma universidade pública sem a necessidade de prestar vestibular.

Já a Modalidade Prática acontece em dois formatos: presencial e virtual. No formato presencial, os alunos devem formar equipes e desenvolver um robô autônomo que deverá, durante uma prova prática, resgatar vítimas em um ambiente simulado. A modalidade presencial conta com competições regionais e estaduais que classificam as equipes de estudantes para a final nacional, que acontecerá em Salvador, na Bahia, em outubro.

Na Modalidade Prática Virtual os estudantes podem participar da categoria Apresentação, onde as equipes demonstram, em vídeo, um projeto desenvolvido por eles e que relaciona a robótica a uma das seguintes categorias: Maker, Inovação, Programação, Trabalho em Equipe, Modelagem Virtual, Responsabilidade Social e Divulgação Científica. Na categoria Simulação, eles programam um robô virtual que precisa realizar o resgate de vítimas de uma arena que simula uma situação de desastre.

Calendário

Para se cadastrar, os professores devem acessar o site da OBR e seguir as instruções do Manual de Inscrição. Cada modalidade possui um prazo diferente:

Modalidade Teórica: Até 22/05/2023

Modalidade Prática Presencial: Até 22/05/2023

Modalidade Prática Virtual – Simulação: Até 14/07/2023

Modalidade Prática Virtual – Apresentação: Até 30/06/2023

Para mais informações, acesse o site.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-newsletter

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também