Prefeitura de Barueri realiza operação especial para volta às aulas

Agentes vão orientar condutores e alunos (Foto: Michela Brígida/Jornal de Barueri)

Apesar das aulas na rede municipal de ensino de Barueri só começarem no dia 11 de fevereiro, o Departamento Municipal de Trânsito da cidade (Demutran) já preparou uma operação especial para evitar congestionamentos e ocorrências nos arredores de escolas de grande circulação. Em média, o tráfego aumenta cerca de 25% no município com o início do ano escolar.

De acordo com a Prefeitura, o Demutran fez um levantamento das escolas atendidas em anos anteriores que se apresentam como um “Polo Gerador de Tráfego”. “No perímetro dessas unidades educacionais, agentes de trânsito se deslocam aos horários de entrada e saída, para promover a fluidez no entorno, contribuir para a segurança viária e orientar pais e alunos quanto as práticas de sinalização”, explicou o órgão em nota.

Ações
A ações consistem na orientação dos agentes de trânsito aos responsáveis e alunos quantos a segurança durante o tráfego. Entre as recomendações, está o aconselhamento em não parar em fila dupla, realizar a travessia somente na faixa de pedestres, não estacionar em pontos de ônibus, entre outros.

Para contribuir com a diminuição no trânsito, a recomendação é de que pais de alunos que estudam em um mesmo colégio se organizar e implantem um sistema de carona. É recomendado também que os responsáveis fiquem atentos as condições de transportes, como em ônibus ou peruas escolares.