Fatec e Fieb ajudam quem ainda não entregou o IR

O programa gerador pode ser baixado no site da Receita Federal (Foto: Tom Vieira Freitas/Jornal de Barueri)

O prazo de entrega do Imposto de Renda 2018 termina no dia 30 deste mês. A expectativa da Receita Federal é de que aproximadamente 63 mil baruerienses declarem as contas ao leão, mas até a quinta-feira (12), apenas 24 mil contribuintes haviam entregue a declaração.

Visando auxiliar munícipes que não sabem ou que se sentem inseguros ao fazer a declaração do IR sozinhos, a Fatec de Barueri e a Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb) estão oferecendo o serviço de forma gratuita. A ação na Fieb ocorre sábado (14), das 8 às 12h. O atendimento é por ordem de chegada.

É necessário levar os seguintes documentos: cópia do Imposto de Renda de 2017; Informe de Rendimento da fonte pagadora e outros rendimentos; Despesas com pagamentos de plano de saúde, mensalidade escolar, clínicas médicas e dentárias; comprovantes de pagamento ou recebimento de ações judiciais e, por fim, registro de dependentes com de nascimento e CPF caso houver.

Multas

Aqueles que não respeitarem o prazo de entrega estão sujeitos ao pagamento de multa de 1% por mês de atraso. O valor mínimo de cobrança é de R$ 165,74 e, o máximo, pode chegar a 20% do imposto devido. Contribuintes com ganho bruto superior a R$ 28.559,70 anual devem declarar o IR.

Serviços

Fatec Barueri Rua Carlos Capriotti, 123 – Novo Centro Comercial Quando: dias 19/4 e 26/4 das 16h30 às 18h30 FIEB – ITB Prof. Antonio Arantes Filho Estrada das Pitas, 799, Parque Viana Quando: 14/4- das 8h às 12h.