20.2 C
Tamboré
sexta-feira, 29 março 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Bibliotecas de Barueri e região serão mapeadas por conselho estadual

Publicidade • Anuncie Aqui

Para saber como estão estruturadas as bibliotecas paulistas, o Conselho Regional de Biblioteconomia do Estado de São Paulo (CRB-8) realiza, nesta semana, pesquisa nas cidades de Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Pirapora do Bom Jesus, Santana do Parnaíba e Osasco. Mais de 500 municípios de todo o estado serão monitorados.

Apesar da Lei 12.244/10 regulamentar que todas as instituições de ensino públicas e privadas do Brasil tenham bibliotecas, e também obrigar todos os gestores a providenciarem um acervo de, no mínimo, um título para cada aluno matriculado, a realidade ainda é bem diferente.

De acordo com a presidente do CRB-8, Ana Cláudia Martins, a Comissão Temporária de Biblioteca Escolar do CRB-8 tem enviado pesquisas para ter um retrato da biblioteca escolar no cenário paulista. “Estamos realizando um recorte para descobrir o real cenário das bibliotecas escolares, enviando a pesquisa para diretores de escolas com mais de 400 alunos de cidades acima de cinco mil habitantes”, explica Ana Cláudia.

Estrutura
Entre as questões que precisam ser respondidas pelas escolas estão desde a situação das bibliotecas escolares/salas de leitura em relação ao espaço, funcionamento e organização até se elas têm um profissional bibliotecário, ou outro, desempenhando as atividades.
Segundo Marcos Antonio de Araújo, diretor administrativo e coordenador da Comissão Temporária de Biblioteca Escolar do CRB-8, essas informações darão subsídios para lutar pela efetivação da Lei da Universalização das Bibliotecas Escolares (Lei 12244/2010).

“A porta fechada da biblioteca em uma escola é como o conhecimento preso em caixas e estantes. A chave para resolver essa questão está em saber a situação atual das bibliotecas escolares e salas de leitura do sistema de ensino público paulista, para juntos buscarmos que a Lei seja cumprida”, salientou Marcos.

O trabalho desenvolvido pela Comissão Temporária de Biblioteca Escolar do CRB-8 tem como referência a Agenda 2030 da ONU, e dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que entre outros, intenta a educação de qualidade, a redução da desigualdade dentro dos países, a paz, a Justiça e as instituições eficazes.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-newsletter

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também