22.7 C
Tamboré
terça-feira, 16 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Alunos da rede recebem revista em quadrinhos sobre proteção animal

Publicidade • Anuncie Aqui

O amor e o respeito pelos animais devem ser ensinados e incentivados desde muito cedo. É por isso que a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema) está indo às escolas entregar os quadrinhos “Cuide bem do seu amigo”, da Turma da Mônica, enviados pelo governo do Estado.

A publicação mostra de forma lúdica e divertida a responsabilidade que todos devem ter com seus animais domésticos, destacando suas necessidades de alimentação, proteção, saúde e carinho. O gibi está sendo distribuído a todos os alunos de 5º, 6º e 7º anos da rede.

A entrega simbólica foi na Emef Ézio Berzaghi na manhã de quinta-feira (dia 24), quando a diretoria de Planejamento Ambiental da Sema, Yara Garbelotto, a gestora do Centro de Proteção ao Animal Doméstico (Cepad) I, Adriana Boni, a gestora do Cepad II, Camilla de Camargo, e a coordenadora de projetos da Secretaria de Educação, Ângela César, estiveram na unidade.

Yara explicou aos alunos o que representava aquele encontro e um pouco do trabalho desenvolvido pela Secretaria. Em seguida, a veterinária Camilla falou do que o Cepad faz em prol da proteção animal, incentivando os alunos a visitarem o local e adotarem os cães e gatos que estão precisando de um lar.

“Os animais domésticos hoje são parte da nossa família, não é mesmo? Um dos principais objetivos da nossa Secretaria é a posse responsável e a educação ambiental. Quando a gente adquire um animal, nós somos responsáveis por ele e a Prefeitura de Barueri tem um trabalho bacana baseado em alguns conceitos que precisam ser disseminados: castração de animais, combate aos maus tratos, proteção, defesa e controle dos animais domésticos e silvestres no município de Barueri”, resumiu Camilla.

Amor aos animais
A aluna do 7º ano C, Giovana Fernandes Lau de Oliveira, não só gosta de animais como tem em casa e sabe muito bem que é preciso ter consciência. “É importante terem cuidado e responsabilidade. Se as pessoas compraram, adotaram, recolheram algum animal de estimação têm que cuidar, ter responsabilidade, como se fosse um filho. Animal não é um objeto, é um ser vivo que você tem que cuidar de qualquer forma, a responsabilidade é sua”, reforça a jovem.

A diretora da Emef, Maria do Socorro Carmo, classificou a ação como riquíssima, pois deixa os alunos mais motivados. A escola, inclusive, conta com um projeto nesse sentido. “A professora do 5º ano está concorrendo com esse trabalho no Prêmio Professor Giz de Ouro e ela faz atividades externas com os alunos pra mostrar a realidade do animal abandonado aí fora, os cuidados, além e abordar também a reciclagem”, conta.

O governo do Estado enviou 18 mil revistinhas a Barueri; 16 mil delas estão sendo distribuídas nas escolas, e duas mil, nas ações de educação ambiental promovidas pela Sema.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-google-noticias

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também