Aluno autista brilha com cover de Michael Jackson em escola do Jardim Silveira

Show de Talentos em escola
Durante apresentação, Raphael Leandro ganhou aplausos e elogios dos colegas da EMEF Alcino Francisco de Souza, no Jardim Silveira (Foto: Álbum Pessoal)

Raphael Leandro dos Santos Santiago, de 13 anos, literalmente brilhou na quadra da EMEF Alcino Francisco de Souza, no Jardim Silveira, na sexta-feira (29), durante a primeira edição do Show de Talentos, evento que ocorreu na unidade para promover a integração entre os alunos e trabalhar a autoestima dos estudantes do 1º ano 9º ano do Ensino Fundamental. Diagnosticado dentro do espectro autista, Raphael cursa o 8º ano na instituição. Veja um trecho da apresentação nesse link.

O festival reuniu diversas manifestações artísticas e os próprios alunos escolheram a categoria em que iriam participar, após a realização de uma enquete promovida pelos organizadores do evento. “Quando chegamos à unidade, neste ano, percebemos que muitos estudantes apresentavam quadro de ansiedade e depressão, e alguma agressividade, então, sob a coordenação da diretora Maria Célia, iniciamos um acolhimento, um diálogo com esses alunos, a fim de buscar melhorias que favorecessem não só o aprendizado e seu bem-estar, mas o relacionamento interpessoal”, conta Diva Sebastião Pereira, uma das idealizadoras do projeto.

A educadora cita como “fundamental para o êxito do projeto”, o apoio recebido pela diretora Maria Célia Alves Sanches Carvalho, sob a supervisão de Vânia Aparecida dos Santos, além da participação da orientadora Fábia Moreira, da coordenadora Rosimeire Amparo da Silva Oliveira e demais professores de outras disciplinas. “Foi um trabalho em equipe”, ressalta.

A orientadora disse que o sucesso do evento foi tão grande, que a partir de agora o Show de Talentos ocorrerá uma vez por semana, em versões menores. “Realizaremos uma edição maior, como essa primeira, ainda este ano. Os alunos estão muito animados, foi uma vitória, estamos muito felizes. O Raphael nos mostrou que não há limites quando falamos do potencial humano, ele realmente foi maravilhoso”, opina.

Talento

Raphael Leandro, morador do Parque dos Camargos, gostou da repercussão de sua apresentação de cover do Michael Jackson, no Show de Talentos. “Ele estava empolgado à noite, me contando dos elogios recebidos, ficou maravilhado”, relata a mãe, Simone Aparecida Lima dos Santos.

O estudante, que ama matemática e educação física, diz que também gosta de desenhar, mas seu futuro pode estar ligado ao talento recém-descoberto. “Estou fazendo um curso de dança, gosto mais do estilo hip hop. Eu aprendo coreografias em uma hora”. Quando questionado sobre o futuro, Raphael diz, com um sorriso largo, que “pretende seguir dançando sim”.

Superação
A apresentação de Raphael no Show de Talentos agradou aos colegas e professores, mas emocionou também sua mãe. “Eu fiquei surpresa, normalmente ele é mais reservado. Para Raphael chegar a esse ponto, de se expor dançando tão seguro, foi uma longa jornada, com o apoio da escola e terapia da equipe que o atende há alguns anos”, afirma Simone.

Ela se refere ao atendimento no Projeto Matraca (Mobilização para o Atendimento de Transtornos Comportamentais de Alunos), programa da Prefeitura de Barueri desenvolvido junto a estudantes da rede municipal para motivar a prática de atividades coordenadas e saudáveis e facilitar a mudança comportamental e a interação do aluno com a escola, família e comunidade. Raphael também participa de cursos do IEPPC (Instituto Social Parque dos Camargos).

“Essa interação com outros colegas e esse interesse em participar é muito importante para a vida do Raphael, nunca imaginei vê-lo assim. Ele tem um jeito diferente de enxergar ao seu redor, mas isso não é ruim, é apenas a sua visão. Vê-lo perante a escola dançando, sendo aplaudido, é uma vitória”, comemora.

 

Mãe do aluno autista
Simone diz que o filho a surpreendeu, pela desenvoltura e segurança (Foto: Álbum pessoal)