Campanha Dezembro Verde atua no combate ao abandono de animais; em Barueri, políticas públicas auxiliam na missão

0
1026
Cepad II. Local resgata e trata animais violentos, doentes, feridos de rua e animais de grande porte (Foto: Michela Brígida/Jornal de Barueri)

O município conta com o recolhimento seletivo de cães e gatos, fiscalização, além do Resgate Animal

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo menos 30 milhões de animais são abandonados no Brasil, sendo 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Durante o período de férias e festas de fim de ano estes números tendem a aumentar. Pensando nisso, neste mês, acontece a campanha Dezembro Verde, que tem o objetivo de incentivar a posse responsável de pets, principalmente nesta época.

Em Barueri, segundo informações da gestão, de janeiro a novembro de 2019, 811 animais foram resgatados nas ruas do município. Os caninos foram a maioria, representando 67% dos recolhidos. Já os felinos somam 33%.

Em média, 73 animais são resgatados por mês na cidade, sendo 4% por serem agressores/ agressivos, 4% de fêmeas prenhas ou no cio, 28% de animais com trauma ou ferimento, 42% filhotes abandonados e 14% de animais por suspeita de risco de zoonose.

Para diminuir estes índices, a Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente (SEMA), conta com uma política pública de proteção aos animais, o que inclui ações, como recolhimento seletivo de cães e gatos, fiscalização, serviço de castração constante e incentivo a adoção de animais no Centro de Proteção ao Animal Doméstico (CEPAD).

A cidade tem ainda o serviço do Resgate Animal, ambulância UTI para o atendimento de cães que estejam na rua doentes, agressivos ou vítimas de atropelamento. Para solicitar o atendimento, é necessário enviar uma mensagem para o WhatsApp (11) 96335-6993.

“Em continuidade a questão da proteção animal, a SEMA manteve durante todo o ano atenção voltada para causa animal com objetivo de consolidar uma política pública. Mas, o foco precisa ser direcionado, também, para conscientização da sociedade, pois precisamos manter um convívio saudável e responsável com nossos pets”, destacou o secretário da pasta, Marco Antônio de Oliveira, Bidu.

Punição

De acordo com a administração munição, quem infringir o artigo 21 da lei municipal nº 2588/2017, que estabelece a proteção, defesa e bem-estar animal, está sujeito a advertência formal, multa de 15 Unidades Fiscais de Barueri – UFIBs (R$ 557,70, a partir de 2020) e multa em dobro em caso de reincidência. Além disso, o infrator poderá responder por crime de maus-tratos, nos termos da lei federal nº 9605/98.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.