Cultura e Pontos MIS abrem inscrições para oficina sobre teatro japonês Nô e Kabuki

0
230
Oficina vai tratar de figurinos, maquiagem e demais adereços do teatro japonês. (Foto: Divulgação/MIS)

As aulas acontecerão on-line nos dias 6, 8 e 10 de setembro, das 19h às 21h

Estão abertas as inscrições para a oficina “A Caracterização no Teatro Japonês: Nô e Kabuki”, evento da Secretaria de Cultura e Turismo de Barueri em parceria com o MIS (Museu da Imagem e do Som).

As aulas acontecerão on-line nos dias 6, 8 e 10 de setembro, das 19h às 21h. O link para a inscrição está disponível aqui. A oficina será ministrada por Maria Cecília Amaral, que é figurinista e diretora de arte.

Os participantes terão a oportunidade de tomar contato com as principais características que compõem essas manifestações artísticas do teatro japonês, como figurinos, máscaras, maquiagem e demais adereços. Serão disponibilizadas 50 vagas para moradores de Barueri maiores de 15 anos. Para participar da Oficina, os inscritos terão de ter à mão papel (craft ou papel sulfite e folhas de jornal), material de colorir, tesoura e cola branca.

A Oficina, organizada pelo Pontos MIS (Programa de Formação e Difusão Cultural do MIS), apresenta uma contextualização sobre a caracterização cênica no teatro Nô e Kabuki. Serão analisadas a caracterização de personagens estudados e a influência do traje de cena do teatro japonês em diversas manifestações artísticas do mundo.

Durante o curso os alunos serão convidados e orientados a desenvolverem exercícios práticos de criação de traje de cena e/ou adereços em tamanho miniatura, que serão confeccionadas a partir de técnicas de colagem e dobradura em papel.

Orientação

A Oficina será conduzida por Maria Cecília Amaral, que é figurinista, diretora de arte, artista educadora e pesquisadora nos processos de criação no traje da cena contemporâneo em artes dramáticas. Atua como diretora de Arte e figurinista do Coletivo de Cinema Transformar desde 2010, e também com a produção de arte e figurino para outros grupos e companhias da cidade de São Paulo.

Atuou ainda como figurinista de espetáculos teatrais para diversas companhias e escolas, ente elas: Tricotando Palavras e Canções, Companhia Abapuru, Núcleo de Teatro Contando Histórias, Escola Nacional do Teatro, Escola de Atores Wolf Maya, entre outras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.