O Fórum de Barueri recebeu, na segunda-feira (28), a visita do presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), desembargador Fernando Torres Garcia, para a cerimônia de instalação da 2ª Vara do Juizado Especial Cível e Criminal na cidade. A titularidade da nova vara foi atribuída à juíza de Direito Cyntia Straforini.
De acordo com o TJ, os Juizados Especiais Cíveis têm como objetivo resolver causas de menor complexidade de forma simplificada, rápida, econômica e segura, com ênfase na conciliação entre as partes. São consideradas de menor complexidade as causas cujo valor não ultrapasse 40 salários mínimos. Para ações de até 20 salários mínimos, não é obrigatória a presença de advogado, embora ela se torne necessária para valores superiores. Questões relacionadas a direito do consumidor, planos de saúde, cobranças e conflitos de vizinhança estão entre as mais frequentes nessas varas.
Participaram da cerimônia o vice-presidente do TJ-SP, desembargador Artur Cesar Beretta da Silveira; o juiz titular do Fórum de Barueri, Bruno Paes Straforini; o presidente da OAB subseção de Barueri, José Almir; entre outras autoridades. O Fórum está localizado na Rua Desembargador Celso Luiz Limongi, 84, no Jardim Tupanci.