Campanha faz alerta para prevenção de gravidez na adolescência

0
978
Municípios tem atendimento diferenciado para gestantes precoces em UBS’s (Foto: André Borges/ Agência Brasília/ Fotos Públicas)

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lançou na quinta-feira (24) uma campanha para fortalecer a atuação dos pediatras e hebiatras (especialistas responsáveis pela assistência à saúde dos adolescentes) na prevenção da gravidez precoce. O lançamento da campanha antecipa-se ao início da Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, no dia 1º de fevereiro. A data foi instituída após o presidente Jair Bolsonaro sancionar a Lei nº 13.798, que acrescenta ao Estatuto da Criança e do Adolescente um artigo sobre o assunto.

No site www.sbp.com.br, a SBP apresenta aos médicos e à sociedade dados estatísticos, alertas sobre os riscos da gravidez precoce e detalhes da lei que instituiu a semana nacional dedicada ao tema. Também serão distribuídos cards pelas redes sociais e e-mail.

Em Barueri, de acordo com a administração municipal, as ações de prevenção são interruptas. A Atenção Básica em Saúde aborda todos os aspectos referentes à infância e adolescência nos atendimentos em consulta, esclarecendo dúvidas que eventualmente possam surgir.

Orientações sobre sexualidade, métodos contraceptivos, cuidados com a saúde, prevenção contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), são alguns temas tratados pelos profissionais. Grupos de discussão também são formados nas UBS para tratar dos assuntos, além de serem realizadas ações voltadas ao esclarecimento dos jovens nas escolas.

 

Atendimento

Nas situações de gravidez na adolescência, o município oferece um atendimento diferenciado para este público. O tempo de consulta é maior, uma vez que são abordados temas relacionados à maternidade.

O atendimento pré-natal pode ser feito em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Porém, as UBS Amaro José de Souza- Jardim Mutinga, UBS Armando Gonçalves de Freitas- Parque Imperial, UBS Hélio Berzaghi- Jardim Paulista e UBS Maria de Lourdes Hernandez- Engenho Novo realizam acompanhamento exclusivo às gestantes adolescentes, além de encontros em grupos com as jovens mães.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.