Barueri tem 780 hectares de Mata Atlântica, diz estudo da gestão

0
289
Em 2020, o município possuía 476 hectares de mata, segundo a Fundação SOS Mata Atlântica. (Foto: Júnior Holanda/Secom Barueri)

Na última semana, foi comemorado o Dia Nacional da Mata Atlântica e Barueri tem atuado de diferentes formas para a recuperação do bioma, que abrange cerca de 15% do território nacional. 

Segundo dados da SOS Mata Atlântica, fundação que trabalha na restauração de áreas degradadas, em 2020, o município possuía 476 hectares da mata, o que equivale a 619 campos de futebol. Já em 2021, de acordo com um estudo da gestão barueriense, esse número chegou a 780 hectares, que ocupam 12% da cidade. 

Com o objetivo de combater a degradação, a prefeitura atua na fiscalização das unidades da Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE). A proteção de nascentes nos bairros da Aldeia da Serra e no Condomínio São Fernando, por exemplo, também está no escopo da administração municipal, além de plantios ao longo das vias públicas da cidade. 

Mais ações 

Além de todas as ações, a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente elabora algumas ações de manejo para repor a vegetação e recuperar áreas arborizadas. Atualmente, acontece no Parque Municipal Dom José a substituição de espécies não remanescentes, como eucalipto e pinheiro. por nativas, entre elas, Mirindiba, Pau-Ferro, Pau-Brasil, Jatobá, Grumixama, Saguaraji, Ipê, Angico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.