16.9 C
Tamboré
sexta-feira, 19 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Seguindo o país, cidade registra queda em óbitos por doenças respiratórias

Publicidade • Anuncie Aqui

Para especialistas, diminuição dos casos está relacionada aos cuidados preventivos tomados atualmente contra a Covid-19

O número de casos e óbitos causados por doenças respiratórias, sem considerar a Covid-19, têm diminuído no país. Foi o que mostrou a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com dados divulgados recentemente. Barueri segue a mesma tendência.

De acordo com a fundação, de janeiro até a primeira semana de outubro, 1.691 ocorrências e 186 mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRGA) foram registradas. No último ano, foram 5.721 e 884, respectivamente. A diminuição foi de 70,44% no número de casos e 78,95% em relação aos óbitos. Ainda segundo informações da Fiocruz, diante destes dados, a tendência é que o Brasil termine 2020 com queda acentuada destes tipos de síndromes.

Em Barueri, a queda anotada foi no número de óbitos por SRGA. Segundo informações da prefeitura, de janeiro a setembro de 2020, a cidade registrou uma morte, ante duas no mesmo período de 2019. Já em relação aos casos, nos primeiros nove meses deste ano, o município teve quatro ocorrências, contra duas no ano anterior. Todas foram pelo vírus H1N1. Em setembro de 2020 e de 2019, o município não anotou nenhum caso de Síndrome Respiratória Aguda Grave por H1N1.

Explicação

De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia Regional São Paulo (ASBAI-SP), Pedro Francisco Giavina Bianchi Jr., um dos fatores que podem ter colaborado para esta diminuição de casos e óbitos por SRGA são os cuidados de higiene tomados em meio à pandemia da Covid-19.“Com a adoção de medidas de higiene, uso de máscara e distanciamento social, nós também acabamos nos prevenindo de outras infecções respiratórias virais, além do novo coronavírus. Observamos uma melhora, por exemplo, na quantidade de pessoas com crise de asma e gripes causadas pelo vírus H1N1”, destacou o especialista.

Covid-19

Segundo dados da prefeitura, até esta quarta-feira (14), boletim mais recente, Barueri tinha 6.900 casos da Covid-19 e 375 óbitos. Em relação a última semana, o aumento foi de 2,29% no número de infectados e de 0,80% nas mortes.

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-twitter

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também