24.3 C
Tamboré
quinta-feira, 25 abril 2024
Publicidade • Anuncie Aqui

Por conta do período de chuvas, gestão intensifica ações de prevenção a enchentes

Publicidade • Anuncie Aqui

Com o risco de chuvas intensas nas próximas semanas, feito pelo Inmet, e como forma de prevenção às cheias em Barueri, a Prefeitura vem realizando diversas ações que incluem limpezas de bocas de lobo, de galerias de águas pluviais e de alguns córregos que cortam a cidade. Em paralelo, como solução a longo prazo, a gestão realiza construção de piscinões, além de outras obras de contenção.

A equipe da Secretaria de Serviços Municipais (SSM), responsável por essa tarefa e pela zeladoria do Município, realiza o trabalho desde dezembro nos bairros onde a incidência de cheias é mais frequente e em encostas do rio Tietê, para facilitar atividades que facilitam o fluxo, retirando sujeira e entulho que possam represar a água da chuva.

Nos bairros de Engenho Novo, Centro e Jardins Silveira e Mutinga foram retiradas 74,1 toneladas de lixo em 16.372 pontos, possibilitando o escoamento livre do fluxo de água para os rios e córregos do município.

Túnel no Tamboré
Para as soluções de longo prazo, no Tamboré, próximo ao shopping do bairro, está em construção um túnel subterrâneo de 2,8 metros de diâmetro, chegando até a 4 metros em alguns trechos, com um quilometro de extensão, e a cerca de seis metros abaixo do nível da rua.

O túnel vai da alameda Araguaia até a avenida Piracema e, depois de pronto, facilitará o escoamento do volume d’água em direção ao rio Tietê. A obra deverá ser concluída no ano que vem.

Três piscinões
Também estão em andamento a construção de três piscinões. Um deles na Vila Márcia, que terá uma área de 24.000 metros quadrados, capacidade para receber 3,5 milhões de litros em duas horas, e volume total de 350 milhões de litros, com custo estimado de R$ 140 milhões.

Outro, no Jardim Silveira, cujas obras já começaram e estão em ritmo acelerado, terá cerca de 24 mil metros quadrados de área e aproximadamente 22 metros de profundidade, o equivalente a um prédio de sete andares. Esse reservatório deverá ser capaz de reter mais de 200 mil metros cúbicos de água, volume suficiente para evitar a cheia do rio Barueri-Mirim em dias de chuva intensa.

O terceiro piscinão é no Jardim Itaquiti, projeto em fase de licitação pública, que estará próximo ao córrego de mesmo nome. As obras receberam aporte de recursos do Governo do Estado de São Paulo.

Para eliminar os alagamentos
O secretário de Obras e vice-prefeito, Beto Piteri, afirma que as construções vão sanar o problema das enchentes em Barueri, “praticamente com essas obras, nós vamos eliminar todo o alagamento de nossa cidade”, ressaltou.

O prefeito de Barueri, Rubens Furlan, conta como foi feita a análise que resultou nos projetos contra as enchentes. “Nós fizemos um estudo da bacia do rio Barueri-Mirim, desde aqui do Tietê até São Roque, Itapevi, Amador Bueno, toda essa bacia para ver o que precisamos fazer para resolver de vez esse problema dos alagamentos.”

Você sabia? O Jornal de Barueri também está no Google Notícias.
Inscreva-se agora e fique sempre atualizado com as últimas notícias.
show-notify-google-noticias

JB Stories

Leia Também

Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui
Publicidade • Anuncie Aqui

Leia Também