Para reforçar Segurança, Barueri investe em armas e uniformes

Resposta da pistola 380 é mais rápida para o guarda, diz secretária de Segurança, Regina Mesquita

A Prefeitura de Barueri anunciou no início da semana, durante o evento de formatura de 26 agentes do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), que ocorreu na segunda-feira (19), investimentos na área de segurança. Com a formatura, a cidade passa a contar com 175 agentes de trânsito. A Guarda Civil da cidade foi contemplada com novos armamentos e uniformes.

Segundo a secretária de Segurança e Mobilidade Urbana, Regina Mesquita, ao JB, a corporação da Guarda Civil Municipal passará a contar com 350 pistolas de calibre 380, e 20 do tipo 386, que são armas menores e mais discretas, utilizadas pelos agentes do serviço reservado. Os armamentos irão substituir os revólveres de calibre 38, mais antigos e que atrasam o tempo de respostas às ações dos agentes. “As novas pistolas são mais modernas e seguras. As armas que forem substituídas serão utilizadas em treinamentos e em cursos de reciclagem e instrução, pois os agentes utilizarão as pistolas”, disse a secretária. Atualmente, a corporação conta com 545 gcm´s.

Além das armas, os guardas, assim como os agentes do Demutran, receberam novos uniformes. De acordo com Regina, as vestimentas são mais resistentes, de melhor qualidade e semi-impermeáveis.

A secretária disse que os novos uniformes eram “prioridade”, já que não que foram substituídos desde 2016, mas a troca teve de esperar. “Assim que assumimos a pasta, em 2017, havia uma série de reivindicações, a prioridade da categoria na época foi a implantação do adicional por risco de vida de 30% nos salários, o que foi feito”, ressaltou.

Indústria da multa
Regina também comentou o questionamento nas redes sociais feitos pelos leitores do JB, que consideram excessivo o número de autuações feitas pelos agentes de trânsito, citado por alguns como indústria da multa.

“O número de multas aplicadas no último ano reduziu 56,7% em relação a 2016, diminuindo de 4.917 para 2.126. Quem implantou as normas de trânsito não foi o Demutran, apenas temos de cumprir a lei para tornar o trânsito coerente, evitando abusos como excesso de velocidade, uso de celular ao volante, estacionamento em local irregular, entre outros. As pessoas precisam ter mais consciência, estamos falando sobre preservar vidas”.

Charles Félix – SSMU