Papa-Entulho recolhe 320 mil quilos de resíduos em nove meses 

Sacos flexíveis recebem restos de materiais de construção, madeiras ou cacarecos (Foto Alisson Roberto Secom Barueri)

Desde janeiro até dia 18 de setembro deste ano, a Prefeitura de Barueri recolheu, por meio do programa Papa-Entulho da Secretaria de Serviços Municipais (SSM), 31.900 toneladas de resíduos em big bags (sacos flexíveis), contendo restos de materiais de construção, madeiras ou cacarecos.  

A quantidade é equivalente a cerca de 320 mil quilos de resíduos retirados das ruas em 3.102 viagens de caminhões. Foram atendidas, no total, 20.180 solicitações. O benefício é prestado gratuitamente pela Prefeitura de Barueri por meio da lei municipal 2.580, de 5 de dezembro de 2017, que estabelece o serviço de coleta residencial de entulho.  

O Papa-Entulho é gratuito e tem como objetivo conscientizar a população sobre o perigo do descarte irregular de entulhos e cacarecos em ruas e calçadas, e eliminar os considerados pontos viciados. O serviço é social e não está disponível para indústrias, comércios, prédios (comerciais ou residenciais) e conjuntos residenciais. 

Como solicitar

Os bigs bags são emprestados e podem ser solicitados à SSM pelo telefone 4162-7300, WhatsApp 941910416 ou pelo e-mail. Ao receber o saco flexível o morador assina um termo de uso e devolução. O equipamento é recolhido pelo caminhão do Papa-Entulho após três dias úteis ou quando estiver cheio. 

Material de construção

Em cada big bag é permitido colocar somente resíduos de construção residencial, cacarecos ou inservíveis e madeiras. Lixo orgânico não será recolhido. Assim, também, como materiais que estiverem fora do equipamento 

O saco flexível deverá ser colocado na calçada em frente à residência, de maneira que não atrapalhe a circulação de pedestres e não pode ser transportado para utilização em outro endereço.