Barueri faz Virada Inclusiva a partir de sexta-feira (1)

Programação terá exposição, atrações musicais, natação, entre outras atividades (Divulgação/Secom Barueri)

A SDPD (Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Barueri) realiza a 8ª edição da Virada Inclusiva entre os dias 1 e 3 de dezembro (sexta-feira a domingo). A agenda marca o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro.
Na quinta-feira (30), a SDPD desce a serra e leva os usuários a um passeio em Bertioga, considerada a praia mais inclusiva de São Paulo.
No dia 1º de dezembro (sexta-feira), o Ganha Tempo receberá a exposição “Arte e Vida” de pinturas em telas, produzidas pelos usuários da SDPD das 8h às 17h. Na mesma data, os espaços do prédio da Secretaria também serão ocupados por atrações de música e aula de ritmos que começam às 9h. De tarde, às 14h, haverá ainda “Hora do Conto” e, às 15h, teatro com a peça “Trio de Dois”.
Já no sábado (2 de dezembro), a partir das 9h, um passeio no Parque Municipal inicia mais uma maratona de ações inclusivas. Uma delas é na Feirarte, no bulevar, onde a SDPD expõe, das 9h às 17h, os artesanatos confeccionados pelos usuários. Ainda no dia 2, a Fieb Professora Maria Theodora Pedreira de Freitas, em Alphaville, das 13h às 17h, recebe o festival de Natação Adaptada, que promete apresentar à comunidade que limitações não impedem a prática o esporte.
No domingo (3 de dezembro), o esporte continua presente com a Roda de Capoeira Inclusiva no Teatro Municipal de Barueri, a partir das 10h.  E o Parque Municipal Dom José recebe mais arte e cultura, com as apresentações do grupo de percussão da SDPD “Baquetabate”, às 10h30, e de teatro e dança “Cantos do Brasil”, às 11h.
“Mais que um movimento, a Virada mostra à sociedade que é possível a plena participação da pessoa com deficiência em todos os espaços culturais, esportivos e de lazer”, afirmou o secretário da pasta, Carlos Roberto da Silva.