Barueri deve ter nova campanha contra sarampo

Doses estão disponíveis nas UBS’s do município (Foto: Michela Brígida/Jornal de Barueri)

O Ministério da Saúde prepara uma campanha de vacinação extra contra o sarampo. A previsão é iniciar a imunização a partir do dia 10 de junho, antecipando a ação que é habitualmente iniciada no mês de agosto, junto com a disponibilizações de doses contra a poliomielite. Barueri deve seguir as premissas da pasta.

Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo confirmou o primeiro caso autóctone de sarampo na capital desde 2015. Antes, a pasta já havia confirmado três casos da doença na cidade, decorrentes de infecções ocorridas fora do país, em Israel, Noruega e Malta.

Neste ano, além do caso em São Paulo, há 27 casos autóctones confirmados, segundo o Ministério da Saúde, todos no Pará. Contando os casos importados, já são mais de 80. Em Barueri, de acordo a administração, não houve nenhum registro de caso da doença.

Moradores que ainda não tomaram as doses contra a doença devem se dirigir à UBS mais próxima. O sarampo é uma doença grave e contagiosa que pode ser transmitida por meio do contato direto com a secreção da pessoa infectada ou pelo ar.