Saúde realiza teste rápido de HIV e sífilis

Profissionais do Programa IST / Aids / HV farão os exames na terça-feira (17) na Feira Noturna de Barueri

0
894
Foto: Secom Barueri

rápido de HIV e Sífilis poderão participar da ação gratuita que ocorre na Feira Noturna de Barueri (Av. Guilherme Perereca Guglielmo, 932-984 – Centro). Profissionais da Saúde estarão no local realizando os exames entre às 17h e 21h30. O exame não requer jejum e o resultado fica pronto em até 15 minutos, revelado em área restrita.

A ação faz parte do Programa “Fique Sabendo” do Governo do Estado de São Paulo. O intuito é diagnosticar é combater as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Além de realizar os testes, a equipe de Saúde também dará orientações, tirará dúvidas e distribuirá preservativos aos que passarem pelo estande. O teste é indicado a pessoas sexualmente ativas; que tiveram qualquer tipo de relação (oral, anal ou vaginal) sem proteção; que têm ou tiveram tuberculose e hepatites; que já tiveram ou desconfiam ter tido alguma DST (doença sexualmente transmissível); que compartilharam seringas ou agulhas; e que estejam grávidas.

Participantes que tiverem diagnóstico positivo serão encaminhados, automaticamente, ao serviço de Saúde da cidade, onde receberão amparo e orientação. O tratamento contra sífilis é feito na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência.

Os casos de HIV são encaminhados para tratamento no SAE (Serviço de Atenção Especializada), que fica localizado na Avenida Trindade, nº 281 – Bethaville I. No local, pacientes recebem todo o medicamento necessário, independentemente do município de origem da pessoa, além de um acompanhamento multidisciplinar com psicólogo, enfermeiro, assistente social, dentista, farmacêutico, nutricionista, infectologista e ginecologista.

Iniciativa

A campanha acontece todos os anos na cidade, mais de uma vez, pois quanto antes forem detectadas as doenças, maiores são as chances de sucesso no tratamento, de acordo com a Secretaria da Saúde. A sífilis tem cura e a Aids, embora ainda não tenha, quando detectada cedo conta com medicamentos que permitem levar uma vida normal. Gestantes portadoras do HIV têm 98% de chance de gerar filhos sem o vírus se fizerem o tratamento corretamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.