Saiba identificar quando seu pet está com dor

0
623
Uma das grandes dúvidas de quem tem um animalzinho de estimação é identificar quando ele está com dor. Diferente dos bebês, a maioria dos animais não emite sons específicos quando doentes, mas algumas características típicas podem dar sinais de que alguma coisa não está bem.
Falta de apetite, apatia, cabeça baixa, dorso encolhido e isolamento são alguns sintomas de dor nos bichinhos de estimação, tanto nos cachorros quanto nos gatos. “Os pets são mais resistentes à dor do que os humanos, isso pode dificultar para reconhecer um animal que sente algum desconforto, mas sempre vai haver um sinal diferente. O tutor deve estar atento, pois cães e gatos não variam muito de comportamento, postura ou vocalização. Quando isso ocorre pode ser por dor interna ou externa”, conta Cleiton Rupolo, veterinário da Nutrire.
Animais que deixam de se alimentar de uma hora para outra podem estar sentindo dor. Quase todas as doenças que afetam os animais têm como primeiro sintoma a anorexia. Além da alimentação, outra demonstração comum de que há algo errado é a falta de animosidade. Se o cão mostrar restrição a caminhar, correr, buscar a bolinha, é hora de prestar mais atenção. Os animais que adoram companhia e de repente se isolam requerem atenção imediata.

Comunicação
Latidos, choros e uivos são uma importante forma de comunicação dos cães. Por isso mesmo, alguns pets podem utilizá-las para comunicar ao tutor que estão com dor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.