Psicóloga de Barueri destaca a importância de cuidar da saúde mental durante o isolamento social

0
235
Segundo a psicóloga, a terapia online é uma boa opção para quem precisar buscar ajuda. (Foto: Free-Photos/Pixabay)

Segundo Camila Perego, momento pode ser um gatilho para desencadear ou intensificar doenças, como a depressão, ansiedade e compulsão alimentar

 

Além de cuidar da saúde física, durante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) é preciso ter atenção também com a saúde mental. A psicóloga Camila Perego (@psicologa_camilaperego), que atua em Barueri, explica que o isolamento social pode ser um gatilho para desencadear ou intensificar diferentes doenças. Entre elas, estão a depressão, ansiedade, compulsão alimentar, transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) e algumas patologias psicossomáticas.

“Isso ocorre devido as consequências que o isolamento social traz, que vão além da preocupação com a Covid-19, por se estenderem à preocupação excessiva com o amanhã, medo da perda de algum bem, solidão, problemas conjugais, dentre outros”, explicou Camila.

A especialista explica que é importante ficar atento aos sinais que a pessoa dá para identificar que há algo errado. “Existem alguns comportamentos que alteram e ficam bem evidentes, como falta de vontade em levantar da cama, apatia, desinteresse por atividades que antes eram prazerosas, uma fala embasada em desesperança e ânsia pelo amanhã”, apontou.

 

Dicas

Para manter a mente saudável, Camila Perego explica que, durante o período de isolamento social, é importante se envolver com atividades que tragam tranquilidade e criar uma rotina, mesmo estando em casa.

“Conecte-se com amigos e familiares, crie uma rotina para que você mantenha sua mente e emoções mais organizadas. Desta forma é possível diminuir a ansiedade. É interessante também praticar exercícios físicos, ler, ouvir músicas e buscar a interação com quem está compartilhando a casa conosco”, destaca a psicóloga.

Outra dica importante é buscar ajuda de um profissional, caso seja necessário. “A psicoterapia online é uma ótima opção. Existe também o Centro de Valorização da Vida (CVV) que funciona em todo território nacional, de forma gratuita, oferecendo acolhimento para pessoas que se sintam sozinhas ou angustiadas pelo número 188”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.