Programa ReNascer inicia terceira turma com 20 pessoas que estiveram em situação de rua

0
184

Vinte novos bolsistas passaram a integrar a terceira turma do Programa ReNascer, idealizado pelo Fundo Social de Solidariedade de Barueri com execução da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Sads). Eles foram recebidos por autoridades e pelos colegas da primeira e segunda turmas na segunda-feira (dia 3), na sede da pasta.

A nova turma poderá optar pelos cursos de paisagismo e botânica, manutenção e pequenos reparos e terão um curso breve de padaria artesanal.

Gilberto Donizete Palomar, bolsista da segunda turma, dirigiu-se aos novos integrantes dizendo que era uma prova viva de que o programa dá resultados. “Estava numa situação debilitada, crítica. Entrei firme, trabalhando honestamente, respeitando a todos e aprendi muito com os cursos. Vamos agradecer ao ReNascer que está trazendo nossa vida de volta. Muitos já conseguiram e vocês também vencerão”, ressaltou.

Valéria Fugii, vice-presidente do Fundo Social, destacou o trabalho em equipe: “agradeço a todos que participam. A gente confia no ser humano e na possibilidade de transformação”.

Idealizadora do Programa ReNascer, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sônia Furlan, demonstrou emoção ao falar sobre o início do Programa e os resultados até agora. “Desde os meus 22 anos tenho a função de elaborar projetos para as pessoas que mais precisam. Para isso, nos cercamos de estudos, de técnicos, mas é o amor que está por trás de tudo isso que faz dar certo, somado à compaixão e à confiança. Poucos acreditavam no programa e eu desconheço um lugar onde ele tenha alcançado um resultado tão bom. Das turmas anteriores, temos nove pessoas indo para suas casas.”

Sônia Furlan elogiou ainda a força dos participantes para saírem da situação difícil em que estavam. “Olhem vocês aqui, aprendendo, se aproximando de pessoas, restituindo vínculos. Vocês são bem-vindos aqui e em outras Secretarias também porque nós acreditamos em vocês”, afirmou.

História 
Participaram da primeira turma do ReNascer 23 pessoas; da segunda turma, 26. Já foram oferecidos cursos de auxiliar de veterinário, banho e tosa em pet shop, jardinagem, manutenção e pequenos reparos, além de portaria e recepção.

Criado em maio de 2018, o ReNascer oferece oportunidades de cursos e emprego a pessoas que já estiveram em situação de rua e hoje estão abrigadas na Cáritas – Casa São Francisco de Assis. Idealizado pelo Fundo Social de Solidariedade e Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, o projeto conta com a parceria da Cáritas e das secretarias municipais de Recursos Naturais e Meio Ambiente, de Serviços Municipais, de Indústria, Comércio e Trabalho e da Mulher.

Instituído por lei, além dos cursos, o ReNascer oferece trabalho, bolsa-auxílio e vale-transporte. Uma lei aprovada em maio de 2019 possibilitou, aos bolsistas que cumpriram os pré-requisitos do programa, aumentar a carga horário de trabalho de quatro para seis horas, com repasse proporcional do valor da bolsa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.