Com Parque da Maturidade, Barueri se destaca com política pública para idosos

0
393
Parque da Maturidade é um complexo de mais de 5 mil metros quadrados com diversas atividades (Foto: Andrea Felizolla/Jornal de Barueri)

Cidade tem ainda um serviço de acolhimento, gerido pelo Grupo Vida Brasil, ONG que já foi considerada uma das 100 melhores do país

Você sabia que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre 2012 e 2018, o número de pessoas idosas, ou seja, com mais de 60 anos aumentou 26%? Ainda de acordo com o IBGE, atualmente, o país tem mais de 30 milhões de pessoas nesta faixa etária.

Com o envelhecimento da população, um assunto entrou na pauta do Governo Bolsonaro: a regulamentação da adoção de idosos que estejam em situação de vulnerabilidade e abandono. A proposta foi feita pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MFFDH) e a seguirá para o Congresso.

Barueri já conta com uma política pública que prioriza a melhor idade. Prova disso é que o município tem um serviço de acolhimento para idosos, gerido pelo Grupo Vida Brasil, ONG que já foi considerada uma das 100 melhores do país.

“É o antigo Asilo Municipal. Lá eles ofertam diferentes programas, entre eles, o Vincular, que leva cuidadores para atender idosos em domicílio”, explicou.

Outro equipamento importante é o Parque da Maturidade (R. Indianápolis, 123). Trata-se de um complexo de mais de 5 mil metros quadrados com diversas atividades culturais, esportivas, de saúde, inclusão digital, entre outras.

“Diariamente 700 idosos almoçam gratuitamente. E são realizados de 2 a 3 mil atendimentos mensais nas diversas atividades propostas. Por lá, há de tudo um pouco pensado exclusivamente para os maiores de 60”, destacou a gestão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.