Plano da Mata Atlântica propõe criar 14 parques em Barueri

Administração também quer três unidades de conservação ambiental

0
1340
Foto: Jorge Alexandre/Beats Fotografia

O Plano Municipal da Mata Atlântica (PMMA) de Barueri, apre­sentado na última semana na Câmara dos Vereado­res, propõe a implantação de 14 parques urbanos nas regiões do Jardim Belval, Chácaras Marco, Parque Imperial, Vila São José, e um parque linear entre o Parque Shopping Barueri e a Etec/Senai, na Aldeira Barueri e Bethaville. Há ainda a sugestão de cria­ção de três unidades de conservação ambiental nos bairros Aldeia da Ser­ra, Bairro dos Altos e Jar­dim Califórnia (incluindo o Sítio Santa Rita) e Área Militar e Central. O projeto foi apresentado pela Se­cretaria de Recursos Natu­rais e Meio Ambiente.

O documento, que será transformado em projeto de lei e levado à votação dos legisladores, visa cumprir a Lei Federal 11428/2006, que determina que os municípios zelem pelos fragmentos de Mata Atlântica existentes em seus territórios. Barueri tem 535,51 hectares ainda preservados, 8,78% do município, que estão no Bairro dos Altos (26,2%), Aldeia da Serra (36,1%), Fazenda Militar (21,6%) e 16,1% que estão espalha­dos por outros bairros.

Como medida aos problemas ambientais enfrentados, a gestão ainda pretende instituir Áreas de Relevante Inte­resse Ecológico (ARIEs), onde 70% da cobertura vegetal nativa deverá ser preservada ao corte. A meta total de proteção é de 459,44 hectares, em relação as ARIEs Aldeia de Barueri, Bairro dos Altos e Área Militar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.