Para reverter danos do sedentarismo, Barueri oferece atividades para idosos

Os efeitos colaterais ocasionados pela falta de exercícios podem ser recuperados até os 65 anos, aponta estudo

0
1303
Foto: Rodrigo Albertini/Jornal de Barueri

Segundo um estudo norte-americano divulgado, recentemente, pela revista Circulacion, os efeitos colaterais ocasionados pela falta de exercícios podem ser recuperados até os 65 anos de idade. Para isso, é necessário frequência de atividades regulares conciliada com a variação na intensidade das práticas.

Em Barueri, a terceira idade conta com atividades diferenciadas no Parque da Maturidade (Avenida Indianópolis, nº 123, Pq Santa Luzia). O trabalho desenvolvido visa reinserir os idosos no convívio social e fazer com que o período de envelhecimento seja saudável.

De acordo com a coordenadora do local, Nádia Amaral, as atividades físicas recomendadas para essa faixa etária são as que não possuem pouco impacto físico. “Mas, para conciliar as limitações do corpo dos idosos e as preferências de exercícios, a coordenação do Parque da Maturidade realizou algumas adaptações”, explicou.

As modalidades esportivas que têm características brutas, como basquete e vôlei, foram ajustadas para os cadastrados no local. Essas práticas são as que mais fazem sucesso entre os mais de 20 mil frequentadores do parque, assim como as aulas de dança.

Ainda segundo a coordenação do local, o efeito das atividades esportivas ultrapassa a melhora corporal. “Idosos com sintomas de depressão apresentaram evolução no quadro clínico após o início das práticas esportivas, melhorando muito a qualidade de vida”, disse Nádia.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.