Na contramão do país, Barueri aumenta cobertura nos exames de mamografia

0
572
Foto: FAMESP

Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), em parceria com a Rede Brasileira de Pesquisa em Mastologia, divulgada na última semana, mostrou uma queda no percentual de cobertura mamográfica de 2017 nas mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos, atendidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o estudo, esperava-se a realização de 11,5 milhões de mamografias, mas foram feitas apenas 2,7 milhões, uma cobertura de 24,1%, bem abaixo dos 70% recomendados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Em Barueri, o exame de mamografia é realizado no Hospital Municipal ou em uma clínica credenciada. De acordo com a administração, ao contrário do restante do país, a cobertura do exame entre mulheres de 50 e 69 é satisfatória. Entre a faixa etária recomendada para o exame, a menor incidência se dá entre mulheres de 40 a 49 anos. Mesmo assim, a cidade registrou uma importante expansão no número de realizações do procedimento.

No primeiro semestre deste ano, foram realizados cerca de 5.368 exames. O índice corresponde a 81,54% das mamografias realizadas ao longo de 2017 inteiro, onde foram feitos 6.301 procedimentos.

Ainda de acordo com a Prefeitura, mulheres interessadas em fazer o exame não enfrentam fila de espera. Após uma guia de encaminhamento emitida por um médico do SUS, a mamografia é marcada em uma data próxima. O resultado fica pronto em até 20 dias uteis.

Alteração

Caso seja constatada qualquer tipo de alteração nas mamas do laudo da mamografia, a paciente é encaminhada para o atendimento com um mastologistas para a investigação e seguimento de tratamento.

Nessas situações, a Secretaria da Saúde faz o contato imediato com a paciente para buscar o resultando com mais urgência e, assim, ser dignosticada com antecedência, evitando complicações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.