Mais de 46 mil alunos da rede de ensino de Barueri terão acesso à plataforma Google

0
192
Desde segunda-feira (dia 3), o Centro de Aperfeiçoamento dos Professores abriga as primeiras turmas que integram os cursos específicos sobre a nova plataforma (Michela Brígida/Jornal de Barueri)

Barueri aposta na era digital e a Secretaria de Educação implanta um projeto visionário que prioriza o uso da tecnologia como ferramenta de aprendizagem. A cidade firmou parceria com a maior empresa de tecnologia do mundo e inicia – em toda a rede de ensino – o uso da plataforma Google For Education, a partir do próximo ano letivo.

Todos os professores da rede de Barueri passarão por treinamento com equipe especializada da Google For Education. Desde segunda-feira (dia 3), o Centro de Aperfeiçoamento dos Professores abriga as primeiras turmas que integram os cursos específicos sobre a nova plataforma.

Segundo a proposta do projeto, a ideia não é substituir o professor na sala de aula pela tecnologia, o objetivo é levar professor e tecnologia ao alcance de crianças e jovens que querem e precisam aprender.

Ricardo Nascimento, responsável pelo Departamento de Informática da Secretaria de Educação, anunciou ainda que 46.222 mil alunos e 2.300 professores terão acesso aos novos chromebooks, além da aquisição de 11.900 óculos de realidade virtual, 361 carrinhos para transportar os novos computadores, telas e projetores para todas as salas de aula e 110 terminais para videoconferência, entre outros benefícios.

Apresentação

A cerimônia de apresentação do projeto aconteceu na sexta-feira (dia 30 de novembro), oportunidade em que autoridades de Barueri, gestores da Educação e representantes da Google falaram sobre os avanços e a positiva revolução que a Secretaria de Educação implementa a partir de agora.

O secretário de Governo de Barueri, Geraldo Vinholi, festejou a iniciativa. “Barueri, que já está entre as melhores cidades do Brasil para se viver, agora também sai à frente nos avanços no setor da educação.”

Falando em nome do secretário de Educação, Celso Furlan, a coordenadora de Ensino Fundamental, Flávia Moreno, dissertou sobre o grande sonho de trazer toda essa tecnologia de salas de aula como importantes ferramentas pedagógicas. Ela destacou que sempre é necessário estar atendo às mudanças que a escola precisa. “Que a tecnologia esteja a serviço da educação e não ao contrário”.

José Neto, responsável pelo setor pedagógico da Colaborativa (braço da Google no Brasil responsável pelos treinamentos da Google for Education), também participou da cerimônia e falou sobre a série de soluções tecnológicas desenvolvidas para facilitar a vida de professores e alunos na sala de aula

Cidadãos digitais

De acordo com o diretor da Google For Education, Alexandre Campos, as ferramentas digitais podem ajudar os professores a formar cidadãos digitais responsáveis, exploradores globais e criadores ambiciosos. ­­­­­­ Ele também reforçou que é fundamental que os professores mudem a dinâmica dentro da sala de aula. “Hoje, os alunos não conseguem ficar prestando atenção da mesma forma que ficávamos: sentados, quietos”, pontuou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.