HMB passa a fornecer medicamentos de quimioterapia para pacientes da unidade

0
154
om agendamento via CROSS - Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde, o objetivo da ação é ampliar o atendimento oftalmológico da unidade. (Foto: Michela Brígida/Jornal de Barueri)

Desde o começo de novembro, o Hospital Municipal de Barueri (HMB) passou a fornecer remédios quimioterápicos para os seus pacientes. A ação é da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Além do tratamento no espaço físico, com acompanhamento da equipe médica do hospital, a aquisição dos remédios necessários para o tratamento de câncer.

“Com a mudança, o tratamento é oferecido totalmente pela Secretaria Municipal de Saúde e, assim, temos maior agilidade no fornecimento do tratamento e no aumento das opções terapêuticas em relação às medicações”, explica Ricardo da Fonseca, coordenador do setor de oncologia do HMB. Ele ressalta as principais funções da quimioterapia: evitar que a doença retorne, diminuir o tamanho do tumor e acabar em definitivo com o tumor.

Existem vários tipos de quimioterapia, que podem ser ministradas via oral, pela veia e pelo músculo, e a frequência do tratamento pode ser semanal, quinzenal ou mensal, de acordo com o tamanho do tumor e com o grau de extensão da doença. Além da quimioterapia, alguns pacientes precisam de hormonioterapia e cirurgia, procedimentos que também são oferecidos pela unidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.